2.2.23

Entenda o que é a guerra pelos semicondutores


Você já deve ter ouvido ou lido em algum lugar a palavra semicondutores.
Os semicondutores são materiais que podem isolar ou permitir a passagem de correntes elétricas. Os principais semicondutores são produzidos a partir do silício e do germânio, elementos químicos extraídos da natureza, considerados semimetais.

Germânio.


Devido às propriedades desses elementos eles são muito utilizados na fabricação de variados circuitos eletrônicos e chips. Os semicondutores estão presentes em diversos aparelhos, como televisores, celulares, carros e computadores. 

Micro-chips são essenciais para a indústria.



Taiwan, ilha localizada ao leste da China, é quem possui a maior fatia do mercado mundial de semicondutores, com mais de 80%. 





Apesar disso, a propriedade intelectual, isto é a forma como fazer e estruturar um semicondutor, é dominada pelos EUA, os quais recebem mais da metade da receita aferida nesse mercado. 

Em um mundo cada vez mais digitalizado e dependente dos micro-chips, dominar o processo de produção de semicondutores tornou-se essencial e estratégico para o poderio econômico das superpotências, como os EUA e a China.

Taiwan está no epicentro das tensões entre os dois países, pois a China considera a ilha uma província rebelde. Os EUA,  por outro lado, apoiam a autonomia taiwanesa em franca oposição aos interesses chineses.

Autoridades militares dos EUA apontam a China como uma provável inimiga, num futuro próximo. Recentemente, um general da força áerea norte-americana afirmou, por meio de um memorando, que em 2025, provavelmente, os dois países estarão em guerra.

Para agravar tal situação, a China realiza frequentemente exercícios militares próximos a Taiwan, numa simulação de invasão para tentar tomar a ilha. A resposta norte-americana é rápida com o envio de seus navios de guerra para o estreito de Taiwan e águas internacionais ao sul do país asiático. 

Na sua opinião como tal impasse será resolvido?

Comente à vontade aqui 👇🏻

4 comentários:

Obrigado pelo comentário.