1.2.23

Curiosidades sobre Euclides da Cunha



Euclides da Cunha (1866-1909) é um dos meus autores favoritos, sua vida é interessantíssima e também marcada por tragédias.  Sua obra dispensa comentários, os livros que publicou no início do século XX são estudados até os dias de hoje. 

Na universidade, certa vez,  ouvi de um professor o seguinte: "Brasileiro que é brasileiro tem que ler "Os Sertões". A leitura do livro é obrigatória para aqueles que almejam compreender a história de nossa formação política, econômica e social. 




Mas nesta postagem vamos destacar alguns aspectos da vida do autor para melhor conhecê-lo.

  • Euclides da Cunha nasceu numa região que pertence ao município de Cantagalo, cidade do interior do Rio de Janeiro. O distrito, onde ele  nasceu, recebeu o nome de Euclidelândia em homenagem ao escritor.

  • Foi expulso da Escola Militar da Praia Vermelha,  no Rio de Janeiro, em 1888, após protestar contra o Ministro da Guerra do governo imperial. O Ministro visitava a escola quando Euclides saiu de forma e jogou seu sabre aos pés do político. Outros colegas tinham combinado de fazer o mesmo, porém ficaram intimidados e apenas Euclides cumpriu o combinado. Naquela época a propaganda republicana era muito forte no meio militar ao passo que a monarquia era cada vez mais criticada. 

  • Em 1888, após sua expulsão da Escola Militar, tornou-se colaborador do jornal A província de São Paulo, futuro O Estado de São Paulo, órgão pelo qual Euclides vai cobrir a guerra de Canudos, deflagrada no interior da Bahia. 

  • Euclides da Cunha passou por Areias, no interior de São Paulo, viveu em um sobrado onde, posteriormente, outro escritor morou - Monteiro Lobato. Atualmente, o casarão abriga o Hotel Sant'Anna. 
Hotel Sant'Anna. Euclides da Cunha e Monteiro Lobato já residiram num sobrado anexo a esta construção. 


  • Em 1903, um ano após a publicação de Os Sertões, Euclides da Cunha foi eleito para Academia Brasileira de Letras e foi empossado membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), duas das principais instituições culturais do país. 

  • Além de escritor, Euclides da Cunha trabalhou como engenheiro na Superintendência de Obras Públicas. Entre 1898 a 1901, Euclides morou em São José do Rio Pardo, no interior do estado de São Paulo, com a missão de construir uma ponte sobre o rio que cortava a cidade. A conclusão da obra foi muito celebrada e o engenheiro foi homenageado pela Câmara Municipal.
A ponte cuja construção foi chefiada por Euclides da Cunha. 


  • O escritor faleceu após uma troca de tiros com o militar Dilermando de Assis, o qual tinha um caso com Ana Emília, esposa de Euclides da Cunha.
Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 20/08/1909.

O funeral de Euclides da Cunha.
  • Em 1916, Dilermando matou um dos filhos de Euclides da Cunha, o qual tentava vingar o seu pai. 

  • A obra Os Sertões, publicada em 1902, foi produto das observações de Euclides da Cunha, que viajou para Canudos em 1897, como correspondente do jornal O Estado de São Paulo e cobriu a guerra do Exército contra as forças de Antônio Conselheiro. 

  • Obra póstuma: Às margens da História foi publicada em 1909, após a morte de Euclides da Cunha. Trata-se de um livro que reúne uma série de ensaios que Euclides escreveu sobre o território amazônico. Ele visitara a região em 1904, numa missão de reconhecimento.

10 comentários:

Obrigado pelo comentário.