2.2.15

O que é Acrópole???

Conteúdo gratuito e de qualidade. Doe qualquer valor. Chave Pix: 325cd79f-5e4c-443f-9297-b055894ab986.

- Professor, o que significa Acrópole???  

Essa é uma pergunta que eu escuto dos meus alunos inúmeras vezes ao longo do ano.

A resposta para a pergunta deveria estar no início do Blog, justificando o porquê de eu ter escolhido este nome para um site da internet. Como não fiz isso no início, farei agora, quando o Blog está a todo vapor, graças a Deus.

Quando fui criar o Blog, tive que escolher um nome e queria algo bacana, relacionado à minha disciplina de formação, que é a História.
Seria fácil encontrar qualquer termo para denominar um site, pois a História possui registros intermináveis da Cultura de toda a Humanidade.

Então acabei recorrendo à Antiguidade Clássica, ao Mundo greco-romano, pois ele é considerado o "pai" fundador da Cultura Ocidental, da qual fazemos parte.

Optei pelo termo Acrópole, que significa:


"Na Grécia Antiga, a Acrópole era o ponto mais alto da cidade (geralmente uma montanha). A Acrópole possuía um papel muito importante na vida das pólis (cidades-estado) gregas. 


A Acrópole servia como refúgio para os habitantes das cidades no momento de ataques 


militares dos inimigos. Serviam também para observação militar." (Fonte: suapesquisa.com)




Nas palavras do Historiador Pedro Paulo Funari (2002), a Acrópole situava-se: "...em uma colina, era o lugar mais alto, "próximo ao céu", onde estavam localizados os lugares sagrados e cívicos, como os templos e  conselho de anciãos. A parte alta representava a própria cidade, como um todo, por ali estarem os edifícios mais importantes, como no caso da Acrópole de Atenas e seu templo, o Parthenon, monumento em que se exaltavam os deuses e o patriotismo." (p.50).

A Acrópole mais famosa da Antiguidade  era a de Atenas, que hoje é capital da Grécia. No topo da colina está o Parthenon, cuja construção data do século V a. C. Esse templo é dedicado à deusa Atena, uma das principais divindades da mitologia grega e que normalmente era cultuada como a deusa da sabedoria.




Atualmente, as ruínas da Acrópole de Atenas são muito procuradas por turistas de todo o mundo, os quais desejam apreciar e conhecer um pouco da grandiosidade da cultura grega antiga.

Turistas visitam as ruínas do Parthenon, na Acrópole de Atenas (Grécia).
Respondemos à questão?

Escolhemos Acrópole, pois ela representa o passado, a civilização grega antiga, que nos deixou um grande legado cultural. Muito de nossa cultura, costumes, crenças e práticas políticas e sociais foram herdadas do grego antigo.

Além disso, minha cidade natal - Leopoldina - era chamada, há algumas décadas, de Atenas da Zona da Mata, devido à importância que a Sabedoria, a Educação e o Conhecimento tinham na cidade. 

No início do século XX, por exemplo, o Ginásio leopoldinense, cuja arquitetura evoca a cultura greco-romana, era referência em Educação na região. Ele oferecia curso superior de Farmácia, fazia testes de admissão para selecionar os candidatos que desejavam estudar nele e tinha um currículo robusto, no qual constavam aulas de Latim, Francês, além das disciplinas tradicionais.


O Ginásio Leopoldinense foi fundado em 1906 e possui um estilo arquitetônico com vários elementos neoclássicos. Suas imponentes colunas e arcos e seu formato retangular reverenciam a Cultura da Antiguidade Clássica.


Foi por isso que escolhi Acrópole para intitular o nosso Blog e transformá-lo num espaço para estudo sobre História & Educação! 
O  nosso Projeto está indo muito bem, além de minhas expectativas, pois estamos conseguindo contribuir para a difusão do Saber, ao passo que aperfeiçoamos nossas técnicas de ensino.

9 comentários:

Obrigado pelo comentário.