10.2.23

Curiosidades sobre a vida de Monteiro Lobato

Quem já ouviu falar de saci pererê? Quase todos nós crescemos ouvindo estórias sobre as travessuras do diabinho de gorro vermelho. A figura do saci, assim como outros personagens marcantes da cultura popular brasileira, como Tia Anastácia, Visconde de Sabugosa, a boneca Emília, Cuca, Narizinho e o Jeca Tatu ganharam vida através da pena de Monteiro Lobato. 

É verdade que Lobato não criou o personagem Saci, contudo, graças ao trabalho feito pelo escritor é que os causos do Saci foram publicados em livro o que ajudou a popularizar a lenda do pequeno travesso. O Saci-pererê também aparecia com frequência nas aventuras da "Turma do Sítio".

. Lobato, sob o pseudônimo de "Demonólogo amador" publicou, em 1917, O Saci-pererê - resultado de um inquérito
A publicação rapidamente esgotou 5000 exemplares e deixou o autor muito entusiasmado com o mercado editorial!  

. O autor foi batizado como José Renato Monteiro Lobato, mas depois ele assumiu o nome do pai, José Bento, para herdar uma linda bengala que continha as iniciais J. B. M. L.

.Viveu bastante tempo na fazenda de seu avô, José Francisco Monteiro, o visconde de Tremembé, no Vale do Paraíba Paulista. 

. Na juventude Lobato pretendia ingressar na faculdade de Belas Artes, mas seu avô não concordou e o obrigou a cursar direito, na Faculdade do Largo São Francisco, atual faculdade de Direito da USP. 

. Após se formar em direito, Lobato foi exercer o cargo de promotor de justiça em Areias, cidade do interior do São Paulo. O cenário econômico local era decadente, resultado do colapso da produção cafeeira, inspirou a publicação do livro "Cidades Mortas" (1919). Em Areais, Lobato morou no mesmo casarão onde, anteriormente, outro escritor havia morado - Euclides da Cunha. 

. Lobato herdou a fazenda de Tremembé, após a morte do avô em 1911. A propriedade tinha 1515 alqueires. Detalhe, o casarão da fazenda tinha cerca de 80 janelas e portas, a sala de jantar media 14 metros de comprimento!!!

. Em 1914, Lobato enviou dois artigos para o jornal O Estado de São Paulo, Uma velha praga e Urupês, nos quais protestava contra as queimadas provocadas pelos caboclos, os camponeses, agregados das fazendas. Esses artigos farão parte de seu primeiro livro, Urupês, publicado em 1918.

Na campanha presidencial de 1919, o candidato Rui Barbosa, em um de seus discursos, citou Urupês de Lobato para criticar o estado de abandono do homem do campo e, ao mesmo tempo, defender reformas sociais. Detalhe, Rui raramente citava um autor vivo.

. Em 1921, Monteiro Lobato publicou a obra A menina de narizinho arrebitado, voltada ao público infantil. 

A partir daí nasceu a Turma do Sítio do Pica-pau amarelo. Monteiro Lobato é considerado o "pai" da literatura infantojuvenil no Brasil.

. Lobato foi promotor público, fazendeiro, escritor, proprietário de editoras, tradutor e empresário atuando no ramo da siderurgia e da prospecção do petróleo. 

. O autor também viveu nos EUA e na Argentina, mas nunca esqueceu o Brasil,  como atesta a fecunda correspondência que manteve com amigos enquanto esteve fora do país. 

. Monteiro Lobato recusou convite do presidente Getúlio Vargas para ser ministro da propaganda, pois era contra a censura aos meios de comunicação. 

. Foi preso, aos 59 anos de idade, acusado de infringir a Lei de Segurança Nacional. 


Através de cartas que Lobato enviava às autoridades criticava a falta de uma política no ramo do petróleo que fosse favorável aos interesses do país. 

. Fundou a editora Brasiliense junto com Arthur Neves e Caio Prado Júnior. Por essa editora lançou, em 1946, sua Obras Completas em 30 volumes com mais de dez mil páginas.

. O livro Zé Brasil (1947) foi apreendido e impedido de circular no Governo do presidente Eurico Gaspar Dutra, pois denunciava a exploração dos camponeses pelos latifundiários. 

. Lobato não conseguiu unanimidade na votação para uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. 

. Viu a foto abaixo? Notou toda aquela multidão? São pessoas reunidas no velório de Monteiro Lobato, o qual faleceu em 1948. O autor era muito admirado e sua morte causou grande comoção nacional. 

. A fazenda que já foi do Visconde de Tremembé atualmente é de propriedade da senhora Maria Lúcia Ribeiro. Ela recebe turistas e permite a visitação ao local.

É possível ver os incontáveis aposentos do casarão, respirar o ar fresco do pomar e até tomar banho na cachoeira onde Lobato se banhava. Essa queda d'água inspirou a criação do Reino das águas claras, lugar mágico da Turma do Sítio do Pica-pau amarelo!

. Na microrregião de Campos de Jordão há uma cidade que leva o nome do autor, Monteiro Lobato. Ela tem menos de 5000 habitantes, muita tranquilidade, natureza, artesanato, gastronomia e alguns lugares históricos para visitar! Passeio imperdível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.