18.2.23

Saiba mais sobre a profissão do historiador

A profissão do historiador foi regulamentada no ano de 2020. O dia do historiador é comemorado em 19 de agosto. A data faz referência ao dia do nascimento do abolicionista Joaquim Nabuco.


A rotina de um historiador nvolve muita pesquisa em documentos, como jornais, manuscritos, fotografias, filmes, gravações etc. O historiador lê, classifica, seleciona e interpreta os documentos e procura relacionar todas as informações colhidas para tentar compreender o passado.


Os documentos podem ser encontrados em diversos espaços, como bibliotecas, arquivos históricos, museus, em sítios arqueológicos e gravações com tomadas de depoimentos.

A pesquisa do historiador poderá se desdobrar em artigo científico, tese acadêmica ou livro. Nessas publicações, o profissional da história apresentará os resultados do trabalho, a metodologia utilizada, a síntese do pensamento de autores consultados e as fontes que foram investigadas. 

Os historiadores podem atuar tanto no setor público, quanto no privado ajudando a preservar registros do passado e a memória individual e coletiva. Seu trabalho pode ser requisitado por escolas, museus, empresas ligadas ao turismo e ao setor cultural. 
 


Um comentário:

  1. É uma profissão muito interessante e de grande importancia para a sociedade, ppena q ñ é devidamente valorizada E reconhecida
    por tds

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.