Eu luto pela...

... Proteção e amparo aos animais abandonados...
O que os municípios podem fazer:

  • Criação de um Conselho Municipal específico para gerenciar e monitorar as ações públicas em prol da política de proteção aos animais na cidade;
  • Canil público; 
  • Oferta de água e alimentação;
  • Tratamento veterinário;
  • Centro médico-veterinário e farmacológico (atendimento aos animais abandonados e também aos pequenos e médios produtores rurais da cidade, criadores de gado, cabras, etc);
  • Campanhas educativas nas escolas - Adote um cão!;
  • Ações educativas e formativas nas escolas;
  • Vagas de estágio no canil e no Centro médico-veterinário para jovens estudantes de escola pública, em meio expediente de trabalho;
  • Desconto no IPTU da família que adotasse um cão ou gato abandonado e se comprometesse a cuidar do animal;
  • Intensificação das vacinações públicas e das visitas às famílias que adotassem um animal;
  • Promoção de eventos públicos para os animais e os seus donos, para estimular o lazer, a consciência socioambiental etc. Exemplo: Dia do cão na praça (caminhadas, oficinas de tosa, banho, higiene animal, cuidados básicos, vacinação, alimentação adequada, lazer, etc).
Acho que podemos pensar e listar diversas ações simples que requerem investimento e trabalho para resolvermos a situação dos maus tratos que nossos companheiros animais têm sofrido nas cidades brasileiras.

Com um pequeno e organizado centro veterinário, anexo ao canil público, estimularíamos os jovens a se envolver com o tema da saúde animal. Muitos poderiam fazer estágio (remunerado ou para pesquisa escolar), gostar do assunto e estudar, futuramente, em um curso superior de veterinária e ter uma profissão. O centro seria mantido com recursos públicos e privados e poderia atender os pacientes por um preço de custo do material e da mão de obra empregada. 

Tirando os animais abandonados das ruas, teríamos um ambiente mais limpo, mais qualidade de vida para a população, geração de emprego e oportunidades para as pessoas envolvidas no trabalho de proteção aos animais e, claro, estaríamos zelando pela vida de outras criações de Deus, que também precisam de nosso apoio e respeito.

Cuide do seu animal, não o abandone nas vias públicas.

E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. 
Gênesis 1:24


4 comentários:

  1. Boa tarde Profº Rodolfo




    Sou aluna do curso Mídias na Educação NCE/USP-UFPE) e estou fazendo uma monografia com tema edublogs (blogs com finalidade educativa). Durante as minhas buscas por blogs que possuem características que os diferenciam dos demais, encontrei o seu e gostaria de convidá-lo a compartilhar a sua experiência sobre o modo como o utiliza em sua prática respondendo a um questionário. Você pode me ajudar? deborafb@hotmail.com


    Grata desde já

    Debora F Barizon

    ResponderExcluir
  2. Olá Débora,

    Ficaremos felizes em poder colaborar com sua pesquisa, compartilhando nossa pequena e valorosa experiência adquirida aqui no Blog.
    Será um prazer ajudar.

    Abraço,

    Rodolfo.

    ResponderExcluir
  3. Uma causa nobre que tds deveriam dar mais atenção e apoio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente! Que bom que há mais pessoas preocupadas com essa questão.

      Excluir

Obrigado pelo comentário.