7.9.20

Questões sobre as Ditaduras na América Latina



Leia o nosso resumo sobre a matéria e responda as questões abaixo:

1) (FUVEST, 2009) Existem semelhanças entre as ditaduras militares brasileira (1964-1985), argentina (1976-1983), uruguaia (1973-1985) e chilena (1973-1990).

Todas elas:

a) receberam amplo apoio internacional tanto dos Estados Unidos quanto da Europa Ocidental.  
b) combateram um inimigo comum, os grupos esquerdistas, recorrendo a métodos violentos.  
c) tiveram forte sustentação social interna, especialmente dos partidos políticos organizados.
d) apoiaram-se em ideias populistas para justificar a manutenção da ordem.   
e) defenderam programas econômicos nacionalistas, promovendo o desenvolvimento industrial de seus países.

2) (ENEM, 2011) Em meio às turbulências vividas na primeira metade dos anos 1960, tinha-se a impressão de que as tendências de esquerda estavam se fortalecendo na área cultural. O Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE) encenava peças de teatro que faziam agitação e propaganda em favor da luta pelas reformas de base e satirizavam o “imperialismo” e seus “aliados internos”.

KONDER, L. História das Ideias Socialistas no Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2003

No início da década de 1960, enquanto vários setores da esquerda brasileira consideravam que o CPC da UNE era uma importante forma de conscientização das classes trabalhadoras, os setores conservadores e de direita (políticos vinculados à União Democrática Nacional - UDN -, Igreja Católica, grandes empresários etc.) entendiam que esta organização

a) constituía mais uma ameaça para a democracia brasileira, ao difundir a ideologia comunista.

b) contribuía com a valorização da genuína cultura nacional, ao encenar peças de cunho popular.

c) realizava uma tarefa que deveria ser exclusiva do Estado, ao pretender educar o povo por meio da cultura.

d)  prestava um serviço importante à sociedade brasileira, ao incentivar a participação política dos mais pobres.

e) diminuía a força dos operários urbanos, ao substituir os sindicatos como instituição de pressão política sobre o governo.

3) (ENEM, 2013).

FORTUNA. Correio da Manhã, ano 65. n. 22 264, 2 nov. 1965.

A imagem foi publicada no jornal Correio da Manhã, no dia de Finados de 1965. Sua relação com os direitos políticos existentes no período revela a

a) extinção dos partidos nanicos.

b) retomada dos partidos estaduais.

c) adoção do bipartidarismo regulado.

d) superação do fisiologismo tradicional.

e) valorização da representação parlamentar.

  1. 4) Observe a charge abaixo:
  2. Nosso Século. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

Ela se relaciona ao contexto histórico brasileiro, no qual:

a) ocorre a imposição do Estado Novo, quando o governo de Getúlio Vargas tornou-se ditatorial.
b) o governo de Eurico Dutra adere aos dos Estados Unidos no contexto da Guerra Fria.
c) houve um aprofundamento da ditadura militar no Brasil, com a imposição do Ato Institucional nº 5.
d) o presidente Fernando Collor determina o confisco dos recursos depositados nos bancos.
e) ocorre o fim da ditadura militar e os generais que exerceram a presidência foram expulsos do país. 

5) Até o ano de 1973, a república chilena era uma exceção na história política latino-americana. Ela não participara da triste crônica dos golpes militares da América Latina. Um regime civilista estável e forte (...) dominava os poderes tradicionais, fazendo com que as Forças Armadas chilenas (...) se mantivessem numa tradição de respeito às instituições do estado. (...) Então, a partir do dia 11 de setembro de 1973, tudo mudou. A derrubada do presidente Salvador Allende, obra de um violentíssimo golpe militar, conduziu o Chile a padecer por 17 anos sob uma ditadura - uma das mais cruéis e impiedosas da história latino-americana. (Allende, a morte de um homem. Disponível online em educaterra.terra.com.br)

A partir da leitura do fragmento, é possível concluir que: 

a) mesmo com a deposição do Presidente Salvador Allende, o Chile continuou a ser o único país latino-americano no qual as forças armadas garantiram a manutenção do poder civil.
b) as mudanças empreendidas por Salvador Allende, ao aproximar o país do bloco capitalista na Guerra Fria, levaram à sua deposição por militares de esquerda.
c) o golpe militar que depôs Salvador Allende no Chile, em 1973, foi um fato isolado na América Latina, já que todos os outros países mantiveram seus governos civis durante a década de 1970.
d) a partir da deposição do Presidente Salvador Allende em 1973 o Chile ingressou, a exemplo de seus vizinhos latino-americanos, em uma fase de ditadura militar.
e) a deposição de Salvador Allende, por militares americanos, visava alertar os outros países socialistas na América Latina de que o continente seria alinhado aos EUA na Guerra Fria. 

6) Os fragmentos a seguir versam sobre a deposição do Presidente João Goulart, em 1964. Leia-os atentamente.

Texto 1
"31 de março de 1964 foi um dia de expectativa ansiosa nas primeiras horas, e de tranquila vitória e confiança quando o dia já ia chegando ao fim. À meia-noite do dia 31 a vitória da democracia estava já assegurada. "O sr. Presidente da República, que ostensivamente se nega a cumprir seus deveres constitucionais, tornando-se (...) chefe de governo comunista, não merece ser havido como guardião da Lei Magna e, portanto, há de ser afastado do poder de que abusa (...)" - afirmava o manifesto à Nação, lançado dia 31 pelo general Olympio Mourão Filho, comandante da IVª Região Militar (...)". 
(REBELO, Fernando. A revolução de 1964. In: Integração e escola - Datas comemorativas. Juiz de Fora: Esio Pinheiro Dutra, 1979. p. 7).

Texto 2
"E assim é que o Alto Comando Revolucionário, sentindo que suas raízes não são profundas, impotente para realizar alguma coisa de útil à Nação - pois tirante a deposição do Sr. João Goulart não há conteúdo nem forma no movimento militar -, optou pela tirania. (...) Na realidade [o Ato Institucional nº 1] não foi editado. Foi simples e tiranicamente imposto a uma Nação perplexa, sem armas e sem líderes para a reação. Foi desprezivelmente imposto a um Congresso emaculado".
(CONY, Carlos Heitor. O ato e o fato. In: O ato e o fato - o som e a fúria das crônicas contra o golpe de 1964. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004, p. 26).

A leitura dos excertos permite concluir que:

a) ambos defendem que  deposição de João Goulart teve como principal efeito a manutenção do regime democrático, uma vez que o Presidente desejava, efetivamente, a implantação de um governo de caráter comunista inspirado na política da união Soviética.
b) os dois se complementam, uma vez que o primeiro relata os acontecimentos dia 31 de março de 1964 e o segundo, escrito em 11 de abril do mesmo ano, expõe os efeitos positivos do sucesso do movimento que depôs o Presidente joão Goulart.
c) expressam visões antagônicas em relação ao movimento militar que depôs João Goulart. Enquanto o primeiro afirma que sua deposição garantiu a vitória da democracia, o segundo defende a tese de que o governo militar implantou um governo tirânico logo no início de sua gestão.
d) ambos defendem a teoria de que, a partir da deposição do presidente João Goulart, o Brasil ingressou em um regime caracterizado pela implantação de uma ditadura dos militares, caracterizada pela imposição de Atos Institucionais e pelo fechamento do Congresso Nacional.
e) enquanto o primeiro defende que, a deposição de João Goulart foi um golpe de Estado, o que levou o brasil para um regime de cerceamento de liberdades políticas, o segundo expressa o apoio ao movimento como forma de s garantir a democracia no país.

7) Após a leitura do texto, assinale a alternativa correta em relação ao seu conteúdo.

"Desde o final dos anos 1960, Odair [José] começou a ter problemas com o órgão repressor oficial do país na época da ditadura. (...) Talvez a música mais emblemática da carreira de compositor de Odair seja "Uma vida só" também conhecida como "Pare de tomar a pílula" (... pare de tomar a pílula/ porque ela não deixa nosso filho nascer...). (...) Quando lançou a canção em 1973, o Brasil passava pelo seu mais nefasto período de repressão à liberdade civil. (...) O Governo estava em franca campanha de controle de natalidade nas classes mais pobres (...) para "conter" o aumento da pobreza. (...) Para a fúria dos censores, a canção "Pare de tomar a pílula" tornou-se um megassucesso (...). Mas os militares não deixaram aquela "afronta" passar em brancas nuvens, e a música foi proibida nacionalmente. 
(CABRERA, Antonio Carlos. Almanaque da música brega. São paulo: Matrix, 2007. p. 91-92).


a) O regime militar preocupava-se apenas em censurar a produção artística e cultural que estivesse vinculada diretamente à oposição política, como atesta a proibição da música de Odair José.
b) A oposição aberta de Odair José ao projeto militar de controle de natalidade foi a causa essencial da proibição de sua canção, hino do movimento pela liberdade sexual no Brasil.
c) A censura à canção de Odair José ocorreu devido a uma série de pressões da Igreja católica, que vinha em campanha aberta contra a utilização de métodos contraceptivos.
d) A censura do regime militar não acontecia apenas nas questões de ordem política e ideológica, mas também no plano artístico e cultural, como atesta a proibição da canção de Odair José.
e) A proibição da música de Odair José demonstra que apenas temas sociais eram controlados pelos censores militares, enquanto a produção politizada era censurada diretamente pelos presidentes.

8) (PUC-RIO, 2008) as décadas de 1960 e 1970, a América Latina viveu a experiência de inúmeros golpes que deram início a Ditaduras Militares que, apesar das diferenças entre si, apresentam características comuns. Das alternativas abaixo, quais apresentam afirmativas que expressam corretamente esta idéia?

I – Em todos estes regimes militares as instituições representativas sofreram abalos, ocorreu a falência ou crise aguda dos partidos políticos tradicionais, assim como a militarização da vida política em geral.

II – O governo dos Estados Unidos, profundamente envolvido na Guerra Fria no continente asiático, não participou diretamente dos golpes militares ocorridos nesta época na América Latina.

III – A nova ordem política que se institucionalizou a partir destes golpes militares procurou se legitimar em nome dos princípios contidos na “doutrina de segurança nacional”, cujo ponto central era “impedir a iminente ameaça comunista” no continente.

IV – De maneira geral, nos novos governos autoritários nascidos destes golpes, ocorreu o desmantelamento das organizações sindicais, por meio da supressão do direito de greve, da intervenção nos sindicatos, da prisão e assassinato de líderes trabalhistas.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas as afirmativas II, IV estão corretas.

b) Apenas as afirmativas I, II, III estão corretas.

c) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

d) Todas as afirmativas estão corretas.

e) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.


9) (PISM.UFJF/2022) Observe a imagem. 

Charge do cartunista Carlos Latuff, publicada em 2012. https://operamundi.uol.com.br/opiniao/24247/aniversario-do-ataque-terrorista-contra￾o-chile.

A charge evoca, simultaneamente, dois eventos da história recente do continente americano. A partir da charge, podemos afirmar que: 

a) Expõe a memória do ataque às Torres Gêmeas em 2001 e a guerra ao terror no Afeganistão, a qual durou 20 anos. 

b) Salienta o processo de redemocratização no Chile sob o governo de Augusto Pinochet entre os anos 1970 e 1980.

c) Evoca os usos da memória construída sobre o 11 de setembro, data em que ocorreu tanto o golpe civil-militar no Chile quanto o ataque às Torres Gêmeas. 

d) Aponta consequências do 11 de setembro nos Estados Unidos da América e a ação de Osama Bin Laden contra as Torres Gêmeas. 

e) Apresenta o potencial bélico do governo chileno contra organizações terroristas ao redor do mundo como consequência direta do ataque às Torres Gêmeas. 

10) (PISM.UFJF/2022) Observe a imagem.

Charge sobre a Operação Condor, de Carlos Latuff, 2008. https://memoria.ebc.com.br/2012/09/comissao-nacional-da-verdade-vai-investigar￾as-atividades-da-chamada-operacao-condor

A respeito da Operação Condor, podemos afirmar que:

a) Promoveu uma maior integração regional através de alianças políticas em defesa da redemocratização no Cone Sul.

b) Contribuiu para a formação de alianças em torno da legalização do comércio de tecnologia militar no contexto das ditaduras no Cone Sul. 

c) Fortaleceu os laços diplomáticos entre as repúblicas do Cone Sul para a futura instalação do Mercosul, nos anos 1990, com foco em transferência de tecnologia militar. 

d) Flexibilizou as fronteiras dos Estados nacionais envolvidos com base na doutrina de segurança nacional contra atividades consideradas subversivas pelos regimes militares em vigor. 

e) Reduziu os atos de violência cometidos pelos órgãos repressores ao longo dos anos 1970 nos países do Cone Sul. 

15 comentários:

  1. Como faço para visualizar as repostas?!!!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Enviei email para você com as respostas das questões!

      Excluir
    2. pode me enviar também?
      meu e-mail é: milenacordeiro777@gmail.com

      Excluir
    3. Respostas enviadas para o seu e-mail!

      Excluir
  3. anacarolinesantosm@gmail.com

    gostaria de ver as respostas

    ResponderExcluir
  4. gomessoares2003@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Segue o Gabarito, pessoal!

    1. B

    2. A
    3. C
    4. C
    5. D
    6. C

    7. D
    8. E

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.