3.2.23

Você sabe quem foi Anísio Teixeira?

Anísio Teixeira foi um educador brasileiro e defensor da escola pública. Ele nasceu em Caetité, Bahia, no dia 12 de julho de 1900. Cursou Direito no Rio de Janeiro e ocupou diversos cargos públicos.

Anísio teve uma atuação destacada nos anos 1930, quando discutia-se no Brasil a universalização da escola pública, laica e obrigatória.

Em 1932, educadores lançaram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova,  entre os signatários estava Anísio Teixeira. O Manifesto defendia a oferta de educação de qualidade para todos. 

Teixeira posicionava-se "contra a educação como processo exclusivo de formação de uma elite, mantendo a grande maioria da população em estado de analfabetismo e ignorância”.

Atuando no Rio de Janeiro, Anísio Teixeira esteve à frente da criação de escolas e fundou a Universidade do Distrito Federal, em 1935. Mas o educador foi perseguido no governo Vargas e retornou à Bahia.

Em seu estado natal, Teixeira desenvolveu uma experiência pioneira no país - a Escola Parque. A iniciativa era voltada para as populações carentes, combinando a formação profissionalizante e integral. Nas Escolas Parque os estudantes  recebiam atendimento médico e odontológico, eram alimentados e preparados para o trabalho e o exercício da cidadania. 




No ano de 1952, o educador foi convidado para assumir o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), onde destacou-se na tentativa de modernizar a educação brasileira a partir de bases científicas. Também dirigiu a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).


Anísio Teixeira, junto com o sociólogo Darcy Ribeiro, fundou a Universidade de Brasília em 1961 e foi reitor dessa instituição em 1963.

Com o início do regime militar, em 1964, Anísio Teixeira deixou o Brasil e foi lecionar em universidades nos Estados Unidos da América. Retornou ao Brasil em 1966 e tornou-se consultor da Fundação Getúlio Vargas. 

Faleceu em 11 de março  de 1971, no Rio de Janeiro, após cair no poço do elevador onde morava o lexicógrafo Aurélio Buarque de Holanda, a quem iria visitar e pedir apoio para sua candidatura à Academia Brasileira de Letras. Alguns estudiosos e familiares questionam a causa da morte de Anísio, suspeitando que ele poderia ter sido vítima da repressão militar. Mas tal suspeita nunca foi comprovada. 

Desde 1981, a cada cinco anos a Capes concede o prêmio Anísio Teixeira a pesquisadores que contribuíram para o desenvolvimento das pesquisas educacionais.

Devido a importância do educador, o Senado aprovou no início dos anos 1990 a inclusão do nome de Anísio no INEP. O órgão é vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e atua no exame e avaliação dos indicadores educacionais, subsidiando as políticas públicas no setor.

Anísio Teixeira deixou um grande legado a favor da democratização e fortalecimento da escola pública no Brasil. Suas ideias continuam a inspirar aqueles que acreditam na educação popular de qualidade como fator de inclusão e transformação social.



. Centros Integrados de Educação Pública (Brizolões)



Construídos no estado do Rio de Janeiro no governo de Leonel Brizola, essas unidades de ensino foram, inicialmente, pensadas por Anísio Teixeira.

. Cédula de 1993



O presidente Itamar Franco criou o Cruzeiro Real para combater as altas taxas de inflação. Anísio Teixeira foi homenageado e escolhido pata estampar a nota.



4 comentários:

Obrigado pelo comentário.