23.2.23

Atividades para o 8º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio

Atividades para o 8º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio 1º bimestre  (Revoluções Inglesas e Iluminismo)

1. A respeito do Iluminismo assinale a alternativa correta:

A) Foi um movimento favorável ao absolutismo.
B) Os filósofos iluministas concordavam com a tortura.
C) Defendia a razão, a igualdade e a liberdade. 
D) Valorizavam a verdade revelada pela fé em detrimento do conhecimento científico. 

2. Complete:

A) As ideias iluministas surgiram na _________ no século _____. (Ásia, África,Europa, XV, XVIII).

B) Acreditava que a propriedade ______ era a origem da _______ entre os homens. Seu nome é ____. ( Coletiva, Montesquieu, Igualdade, Privada, Rousseau, Desigualdade).

C) _____ foi um crítico dos dogmas religiosos e defensor da ______. (Adam Smith, Voltaire, Censura, Liberdade de expressão).

D) Os ______ esclarecidos adotavam medidas de caráter ______ inspiradas no _____. (Presidentes, déspotas, modernizadoras, conservador, absolutismo, Iluminismo).

3. Associe as imagens aos seus respectivos termos.

(   )

(   )


(   )



(A) Poder Executivo 
(B) Poder Judiciário
(C) Poder Legislativo 

4. Marque Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(  ) Adam Smith defendia a ideia de que o Estsdo deveria exercer forte controle sobre a economia.
(   ) A ideia do mercado livre agradou sobretudo à burguesia.
(   ) O Liberalismo econômico era favorável à lei da oferta e da procura e à não intervenção estatal no mercado.
(   ) Marquês de Pombal apoiou a ação dos jesuítas na América Portuguesa.
(   ) Os déspotas esclarecidos adotaram medidas para racionalizar a administração e modernizar o Estado.
(   ) As ideias iluministas ficaram restritas à Europa.
(   ) As ideias iluministas influenciaram revoltas, como a Independência dos EUA, a Revolução Francesa e a Inconfidência Mineira.


5. Leia o trecho a seguir, depois responda as perguntas.

A) Cite algumas hipóteses que expliquem a inclusão da Enciclopédia no Index.

B) Explique a importância da Enciclopédia para o Iluminismo e o desenvolvimento do pensamento científico. 

6. Leia o texto a seguir. Depois responda as questões. 
A) Quais são os tipos de governo citados por Montesquieu? Caracterize-os.

B) Em sua opinião, qual forma de governo citada no texto você consideraria mais adequada? Justifique sua escolha.

7. Observe a pintura a seguir e depois responda:
A) Que grupo social foi representado na pintura? Como você chegou a essa conclusão?

B) Qual ou quais grupos sociais não foram representados na tela? Explique por que.

8. Leia o documento abaixo, depois responda.

Carta de Direitos (Bill of rights) 1689

Que é ilegal toda cobrança de impostos para a Coroa sem o concurso do Parlamento, sob pretexto de prerrogativa, ou em época e modo diferentes dos designados por ele próprio.

Que o ato de levantar e manter dentro do país um exército em tempo de paz é contrário a lei, se não proceder autorização do Parlamento.

Que devem ser livres as eleições dos membros do Parlamento.

A) Qual forma de governo foi inaugurada por esse documento?

B) O que os ingleses pretendiam com a aprovação desta Carta de Direitos?

9. Agora observe atentamente a pintura a seguir. Após  isso, responda as perguntas.
A) Descreva a cena retratada. Observe as pessoas e suas reações no primeiro plano e o grupo ao fundo da tela, bem como os frisos laterais. 

B) Quais acontecimentos levaram à execução do rei Carlos I? Após sua morte quem o sucedeu no poder?

10. Leia o texto sobre o Atos de Navegação (1651) e responda às questões. 

"O sistema se desenvolveria com as colônias fornecendo matérias-primas para a indústria britânica e, em troca desse mercado garantido, as colônias comprariam bens manufaturados da ou através da Grã-Bretanha. 

Determinavam que mercadorias negociadas com a Inglaterra só poderiam ser transportadas em navios ingleses e com, no mínimo, ¾ da tripulação formada por ingleses. 

Proibiam navios estrangeiros de transportarem mercadorias da Ásia, África ou América para a Inglaterra ou suas colônias; somente navios com proprietário, mestre e uma tripulação inglesa majoritária seriam aceitos".

Fonte: https://ensinarhistoria.com.br/linha-do-tempo/oliver-cromwell-atos-de-navegacao/ - Blog: Ensinar História - Joelza Ester Domingues


A) Qual foi a consequência econômica dos Atos de Navegação?

B) Em qual governo foi aprovada tal medida? 

3 comentários:

  1. As atividades ajudaram muito. Mínha filha aprendeu bastante. Poste mais exerccios do 8 ano.

    ResponderExcluir
  2. Maravilha, posta mais exercícios p aula!!! Obrigada.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.