5.2.23

Dinâmica: Até quando esperar por dias melhores?



Para "quebrar o gelo" no primeiro dia de aula, o blog "Acrópole - História & Educação" sugere uma dinâmica para promover a interação e a descontração de toda a turma.

A dinâmica serve aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Vamos ao passo a passo:

1º. Entregar aos alunos cópia de um trecho da música "Dias melhores", do Jota Quest. Se não for possível reproduzir via xerox, passe a canção no quadro.

Vivemos esperando
Dias melhores
Dias de paz, dias a mais
Dias que não deixaremos para trás
Oh oh
Vivemos esperando
O dia em que seremos melhores (melhores)
Melhores no amor
Melhores na dor
Melhores em tudo
Oh oh oh
Vivemos esperando
O dia em que seremos
Para sempre
Vivemos esperando, oh oh oh

2°. O professor vai ler a canção para os alunos ou reproduzir a música. 


Depois a turma vai debater a ideia central da melodia e relacioná-la ao seu dia a dia, respondendo à seguinte questão: O que eu espero que melhore nos próximos dias?

3°. Cada aluno é livre para compartilhar sua resposta com a turma. O professor deve problematizar o assunto e levantar alguns questionamentos sobre o sentido da palavra esperar e suas implicações. Provoque a turma e oriente a conclusão de que somente esperar não é suficiente para os dias serem melhores. Outras ações são necessárias.  Quais seriam elas? Quais dependeriam de nós mesmos ou da colaboração de outros? Devemos ficar apenas esperando ou devemos viver (o que pressupõe iniciativa, ações,  atitudes) esperançosos? Na medida que as respostas forem surgindo neste exercício de brainstorming anote as palavras-chave no quadro, compondo uma nuvem de ideias.

4°. Após a discussão, o professor passará uma folha em branco e pedir que um estudante escreva uma frase sobre sua espera por dias melhores. Depois o próximo estudante dará continuidade e a folha seguirá até que todos tenham escrito uma mensagem. Quando todos o fizerem, um aluno deve ler a produção coletiva em voz alta concluindo a atividade. A produção de texto pode ser guardada ou afixada em algum ponto da sala para sequências posteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.