Atividades para o 8º ano do Ensino Fundamental - 1º bimestre (Revolução Industrial e Revolução Francesa)
1. O país pioneiro na Revolução Industrial foi________.
A) o Brasil.
B) a Bélgica.
C) a França.
D) a Inglaterra.
E) a Espanha.
2. Observe a imagem a seguir, depois responda as questões.
A) Qual foi o impacto ambiental provocado pela industrialização?
B) Cite e explique pelo menos três atividades econômicas dos dias atuais que trazem risco ao meio ambiente.
3. Analise a imagem a seguir, depois responda as perguntas.
A) Que tipo de atividade econômica está sendo realizada? E qual seria sua finalidade?
B) Descreva como eram as condições de trabalho apresentadas na ilustração.
4. Leia o depoimento de Sarah Carpenter, que trabalhou em uma tecelagem inglesa quando tinha dez anos de idade. Depois responda as questões.
"Nossa refeição mais comum era bolo de aveia. Era pesado e grosseiro. Esse bolo era colocado em latas. Leite fervente e água eram misturados a ele. Esse era nosso café da manhã e nossa ceia. Nosso jantar era torta de batata com bacon cozido. Chá, nunca vimos, nem manteiga.
Comíamos queijo e pão preto uma vez ao ano. Só nos permitiam três refeições por dia, apesar de trabalharmos das seis da manhã e até as nove da noite. [...] Existia um contramestre chamado William Hughes [...]. Ele veio até mim e me perguntou o que meu maquinário fazia parado.
Eu disse que não sabia porque não tinha sido eu quem o havia parado [...]. Hughes começou me batendo com uma vara, e [...] eu disse para ele que minha mãe ficaria sabendo disso. Então, ele saiu para buscar o mestre, que passou a lidar comigo. O mestre começou a me bater com um pau na cabeça até que ela ficasse repleta de caroços e de sangue. Minha cabeça ficou tão ruim que eu não consegui dormir por um longo tempo [...]."
Entrevista de Sarah Carpenter para o The Ashton Chronicle, 23 jun. 1849.
A) De acordo com o texto, como os operários eram tratados pelos supervisores da fábrica?
B) Quantas horas diárias os operários testaram obrigados a trabalhar? Faça uma pesquisa e busque a média de horas diárias que os trabalhadores têm que cumprir atualmente?
C) Como era a alimentação dos operários? Você considera adequada? Explique.
D) Nos dias de hoje uma criança pode trabalhar? Pesquise no Estatuto da Criança e do Adolescente informações legais para fundamentar sua resposta.
5. Observe as ilustrações.
A) Quais são os meios de transporte apresentados pelas imagens? Qual era sua fonte de energia?
B) Explique quais foram as principais transformações causadas na sociedade pelos meios de transporte à época da Revolução Industrial.
6. Leia o texto a seguir para responder as perguntas.
"É certo ser frequente a miséria abrigar-se em vielas escondidas, embora próximas aos palácios dos ricos; mas, em geral, é-lhe designada uma área à parte, na qual, longe do olhar das classes mais afortunadas, deve safar-se, bem ou mal, sozinha. Na Inglaterra, esses “bairros de má fama” se estruturam mais ou menos da mesma forma que em todas as cidades: as piores casas na parte mais feia da cidade; quase sempre, uma longa fila de construções de tijolos, de um ou dois andares, eventualmente com porões habitados e em geral dispostas de maneira irregular. Essas pequenas casas de três ou quatro cômodos e cozinha chamam-se cottages e normalmente constituem em toda a Inglaterra, exceto em alguns bairros de Londres, a habitação da classe operária. Habitualmente, as ruas não são planas nem calçadas, são sujas, tomadas por detritos vegetais e animais, sem esgotos ou canais de escoamento, cheias de charcos estagnados e fétidos. A ventilação na área é precária, dada a estrutura irregular do bairro e, como nesses espaços restritos vivem muitas pessoas, é fácil imaginar a qualidade do ar que se respira nessas zonas operárias – onde, ademais, quando faz bom tempo, as ruas servem aos varais que, estendidos de uma casa a outra, são usados para secar a roupa".
ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2010. p. 70.
A) De acordo com Engels, como era a habitação dos bairros operários?
B) Como deveria ser a qualidade de vida dos habitantes desses bairros? Explique.
7. Leia o documento abaixo, depois responda as perguntas.
"Que é o Terceiro Estado? Tudo. Que tem sido até agora na ordem política? Nada. Que deseja? Vir a ser alguma coisa...
O Terceiro Estado forma em todos os setores os dezenove/vinte avos, com a diferença de que ele é encarregado de tudo o que existe de verdadeiramente penoso, de todos os trabalhos que a ordem privilegiada se recusa a cumprir. Os lugares lucrativos e honoríficos são ocupados pelos membros da ordem privilegiada...
Quem, portanto, ousaria dizer que o Terceiro Estado não tem em si tudo o que é necessário para formar uma nação completa? Ele é o homem forte e robusto que tem um dos braços ainda acorrentado. Se suprimíssemos a ordem privilegiada, a nação não seria algo de menos e sim alguma coisa mais. Assim, que é o Terceiro Estado? Tudo, mas um tudo livre e florescente. Nada pode caminhar sem ele, tudo iria infinitamente melhor sem os outros...
Uma espécie de confraternidade faz com que os nobres dêem preferência a si mesmos para tudo, em relação ao resto da nação. A usurpação é completa, eles verdadeiramente reinam...
É a Corte que tem reinado e não o monarca. É a Corte que faz e desfaz, convoca e demite os ministros, cria e distribui lugares etc. Também o povo acostumou-se a separar nos seus murmúrios o monarca dos impulsionadores do poder. Ele sempre encarou o rei como um homem tão enganado e de tal maneira indefeso em meio a uma Corte ativa e todo-poderosa, que jamais pensou em culpá-lo de todo o mal que se faz em seu nome".
(SIEYÈS. Que é o Terceiro Estado? 1789).
A) Considerando o contexto político e social da França no século XVIII, explique o significado deste trecho: "Que é o Terceiro Estado? Tudo. Que tem sido até agora na ordem política? Nada. Que deseja? Vir a ser alguma coisa..."
B) O texto menciona uma "ordem privilegiada". A qual grupo social ele está se referindo? Por que afirma que esse grupo é privilegiado?
C) Como o documento descreve o rei? A quem é atribuída a responsabilidade pelos males causados ao povo?
8. Marque Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Os sans-culottes lutaram a favor do governo absolutista do rei da França.
( ) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão pautava-se em ideias anti-liberais.
( ) Os girondinos representavam, na Assembleia, a alta burguesia, isto é, ricos comerciantes, banqueiros e industriais.
( ) O Iluminismo influenciou a Revolução Francesa e seus ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
( ) O período do Terror (1793-1794) foi assim chamado devido à perseguição e execução de pessoas acusadas de traição ao governo revolucionário.
( ) O líder dos girondinos foi Robespierre.
( ) Por meio de um golpe, o general Napoleão Bonaparte pôs fim à revolução francesa.
9. Após a execução do Rei Luís XVI em 1793 a forma de governo adotada pela França foi:
A) a Monarquia parlamentar.
B) o parlamentarismo.
C) a manutenção do absolutismo monárquico.
D) a República.
10. A Constituição aprovada em 1793 garantia direitos, exceto:
A) Todos homens seriam iguais em face da lei.
B) Reforçava o poder absoluto do Rei.
C) Sufrágio universal masculino.
D) Insurreição contra tirania e abuso do poder.
Muito bom mesmo. Tem como postar o gabarito para eu conferir as respostaa? Obg
ResponderExcluirCom certeza, postaremos em breve.
Excluir