19.2.23

Saiba mais sobre a vida e o legado do Marechal Rondon

"Morrer se for preciso, matar nunca". Essa frase foi proferida pelo Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958).

. O estado de Rondônia recebeu esse nome em homenagem ao militar, cuja ascendência era indígena.

. Rondon era um sertanista, isto é, pessoa dedicada a explorar os sertões do Brasil.

. Em 1890, Rondon fez parte da Comissão Construtora de Linhas Telegráficas com o objetivo de estender as comunicações entre o Mato Grosso e o Rio de Janeiro.

. Em 1891, o trabalho da comissão havia sido concluído e alcançado a marca de 1574 KM de linhas telegráficas instaladas.

. Em 1899, Rondon obteve ajuda dos índios Bororo para instalar linhas telegráficas entre Cuiabá e Corumbá. Em troca do apoio recebido pelos índios, Rondon conseguiu, junto ao governo do Mato Grosso, o reconhecimento das terras que pertenciam aos Bororo.

. Rondon acreditava, a princípio, que os povos indígenas deveriam, de forma pacífica e voluntária, fazer parte da sociedade brasileira. Contudo, após ver como os índios eram maltratados por fazendeiros, garimpeiros e madeireiros, mudou de ideia e passou a defender o direito do índio de querer viver isolado, bem como a proteção das terras indígenas.



. O militar dirigiu o Serviço de Proteção ao Índio e, mais tarde, o Conselho Nacional de Proteção aos Índios. Idealizou o Parque Nacional do Xingu, inaugurado em 1961, após a morte de Cândido Rondon. 

. Ao longo de sua trajetória como engenheiro militar, Rondon percorreu um vasto território. Suas expedições ajudaram a interligar diversas cidades, através do telégrafo, bem como delimitar os 17 mil quilômetros das fronteiras nacionais com os demais países. Seu trabalho retificou o curso de rios e, graças a ele, 12 novos cursos d'água foram devidamente mapeados.


. Consta que, às vezes, punia com rigor e até com castigos físicos os seus comandados a fim de evitar atos de desobediência ou rebeldia.

. Em 1934, colaborou para a solução pacífica de um conflito entre Colômbia e Peru, os quais disputavam a posse de determinada região.

.  Ficou identificado pela luta que travou em prol dos direitos dos povos originários. 

. Em 1955  a Câmara dos Deputados lhe  conferiu uma promoção ao cargo de Marechal, a mais elevada patente hierárquica do Exército brasileiro. 

. Sua mentalidade pacifista fez com que seu nome fosse cogitado, duas vezes, ao Prêmio Nobel da Paz.

. Na última entrevista do Marechal, concedida em 1957, disse o seguinte a respeito do dever do Exército: "O Exército deveria ser o grande mudo, pronto ao sacrifício pelo bem da Nação, sem, contudo, intervir em mesquinhas questões de politicagem."

. Sua imagem de um patriota e defensor dos povos indígenas estampou selos e até cédulas da moeda corrente nacional. 





Vídeo: reportagem sobre o Marechal Rondon. 



3 comentários:

  1. Excelente material . Me ajudou a entender melhor o processo de construção e integração do território brasileiro, os desafios do questão indígena e o real papel das forças armadas.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. precisamos de mais militares com esse tipo de pensamento e conduta honrada. Parabéns por resgatar a gloriosa história do marechal Rondon

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.