15.11.23

O teatro grego

O Teatro era muito importante na vida cultural da Grécia Antiga, tanto que em diversas cidade-estado havia um anfiteatro, onde os artistas se apresentavam. Nesses palcos, os trabalhos de célebres dramaturgos, como Aristófanes e Sófocles ganhavam vida e entretiam a plateia.

Ruínas de anfiteatro na ilha de Creta. Construção provável no século I d. C.

Os atores eram todos do sexo masculino e acredita-se que somente os homens podiam assistir às peças teatrais. Os festivais de teatro eram celebrações a Dionísio, o deus do vinho.

Tanto nas tragédias quanto nas comédias os autores das peças suscitaram reflexões a respeito da condição humana, a compaixão, a justiça ou satirizavam os problemas da políticos e governamentais. 
Édipo rei, tragédia grega é sucesso de público até os dias atuais. (Alagoas,2017).

Que tal apresentar o tema para os estudantes e propor uma atividade divertida? Imprima as máscaras abaixo, distribua-as aos alunos, peça que recortem e decorem com lápis de cor, canetinha etc. Eles usarão as máscaras numa apresentação teatral!

Depois peça aos alunos para pesquisarem as lendas de deuses e heróis gregos e elaborar uma dramatização para ser apresentada a turma.

Máscaras gregas para baixar e recortar:













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.