24.11.23

[LISTA DE EXERCÍCIOS] Estados Nacionais Europeus e sistemas de governo na Europa Moderna

Lista de exercícios para se preparar para o ENEM, PISM, Vestibulares e Concursos públicos.

1. (ENEM)

TEXTO I

Macaulay enfatizou o glorioso acontecimento representado pela luta do Parlamento contra Carlos I em prol da liberdade política e religiosa do povo inglês; significou o primeiro confronto entre a liberdade e a tirania real, primeiro combate em favor do Iluminismo e do Liberalismo.

ARRUDA, J. J. A. Perspectiva da Revolução Inglesa. Rev. Bras. Hist. n. 7, 1984 (adaptado)


TEXTO II

A Revolução Inglesa, como todas as revoluções, foi causada pela ruptura da velha sociedade, e não pelos desejos da velha burguesia. Na década de 1640, camponeses se revoltaram contra os cercamentos, tecelões contra a miséria resultante da depressão e os crentes contra o Anticristo a fim de instalar o reino de Cristo na Terra.

HILL. C. Uma revolução burguesa? Rev. Bras. Hist. n. 7. 1984 (adaptado)

A concepção de Revolução Inglesa apresentada no Texto II diferencia-se da do Texto I ao destacar a existência de

A) pluralidade das demandas sociais.

B) homogeneidade das lutas religiosas.

C) unicidade das abordagens históricas.

D) superficialidade dos interesses políticos.

E) superioridade dos aspectos econômicos.

2. Que é ilegal a faculdade que se atribui à autoridade real para suspender as leis ou seu cumprimento.

Que é ilegal toda cobrança de impostos para a Coroa sem o concurso do Parlamento, sob pretexto de prerrogativa, ou em época e modo diferentes dos designados por ele próprio.

Que é indispensável convocar com frequência os Parlamentos para satisfazer os agravos, assim como para corrigir, afirmar e conservar leis.


Declaração de Diteitos. Disponível em: http://disciplinas.stoa.usp.br Acesso em: 20 dez. 2011 (adaptado).

No documento de 1689, identifica-se uma particularidade da Inglaterra diante dos demais Estados europeus na Época Moderna. A peculiaridade inglesa e o regime político que predominavam na Europa continental estão indicados, respectivamente, em:

A) Redução da influência do papa — Teocracia.

B) Limitação do poder do soberano - Absolutismo.

C) Ampliação da dominação da nobreza - República.

D) Expansão da força do presidente — Parlamentarismo.

E) Restrição da competência do congresso - Presidencialismo.

3. (MACK) O período em que Oliver Cromwell dirigiu a Inglaterra, decretando, entre outros, o Ato de Navegação que consolidou a marinha inglesa em detrimento da holandesa, ficou conhecido como:

a) Monarquia Absolutista

b) Monarquia Constitucional

c) Restauração Stuart

d) República Puritana

e) Revolução Gloriosa

4. O “Ato de Navegação” de 1651 teve importância e consequências consideráveis na história da Inglaterra porque:

A) Favoreceu a Holanda que obtinha grandes lucros com o comércio inglês.

B) Oliver Cromwell dissolveu o Parlamento e se tornou ditador.

C) Contribuiu para aumentar o poder e favorecer a supremacia marítima inglesa no mundo.

D) Considerava o trabalho como a verdadeira fonte de riqueza nacional.

E) Abolia todas as práticas protecionistas.


5. “O rei é vencido e preso. O Parlamento tenta negociar com ele, dispondo-se a sacrificar o Exército. A intransigência de Carlos, a radicalização do Exército, a inépcia do Parlamento somam-se para impedir essa saída "moderada"; o rei foge do cativeiro, afinal, e uma nova guerra civil termina com a sua prisão pela segunda vez. O resultado será uma solução, por assim dizer, moderadamente radical (1649): os presbiterianos são excluídos do Parlamento, a câmara dos lordes é extinta, o rei decapitado por traição ao seu povo após um julgamento solene sem precedentes, proclamada a república; mas essas bandeiras radicais são tomadas por generais independentes, Cromwell à testa, que as esvaziam de seu conteúdo social.” 

(RENATO JANINE RIBEIRO. In: HILL, Christopher. "O mundo de ponta-cabeça: ideias radicais durante a Revolução Inglesa de 1640". São Paulo: companhia das letras, 1987).

O texto faz menção a um dos acontecimentos mais importantes da Europa no século XVII: a Revolução Puritana (1642-1649). A partir daquele acontecimento, a Inglaterra viveu uma breve experiência republicana, sob a liderança de Oliver Cromwell. Dentre suas realizações mais importantes, destaca-se a decretação do primeiro Ato de Navegação. A determinação do Ato de Navegação consistia em:

a) não permitir que nenhuma matéria-prima de origem asiática entrasse na Inglaterra.

b) não permitir que nenhuma embarcação estrangeira atracasse no litoral inglês;

c) permitir que os portos ingleses fossem usados livremente por outras nações;

d) permitir que os holandeses usufruíssem da frota marítima inglesa.

e) não permitir que as frotas marítimas inglesas trafegassem fora dos mares do norte.

6. (UNESP) A Revolução Puritana (1640) e a Revolução Gloriosa (1688) transformaram a Inglaterra do século XVII. Sobre o conjunto de suas realizações, pode-se dizer que

A) Determinaram o declínio da hegemonia inglesa no comércio marítimo, pois os conflitos internos provocaram forte redução da produção e exportação de manufaturados.

B) Resultaram na vitória política dos projetos populares e radicais dos cavadores e dos niveladores, que defendiam o fim da monarquia e dos privilégios dos nobres.

C) Envolveram conflitos religiosos que, juntamente com as disputas políticas e sociais, desembocaram na retomada do poder pelos católicos e em perseguições contra protestantes.

D) Geraram um Estado monárquico em que o poder real devia se submeter aos limites estabelecidos pela legislação e respeitar as decisões tomadas pelo Parlamento.

E) Precederam as revoluções sociais que, nos dois séculos seguintes, abalaram França, Portugal e as colônias na América, provocando a ascensão política do proletariado industrial.

7. PUC-Rio (2014)

“A Revolução Francesa constitui um dos capítulos mais importantes da longa e descontínua passagem histórica do feudalismo ao capitalismo. Com a Revolução (científica) do século XVII e a Revolução Industrial do século XVIII na Inglaterra, e ainda com a Revolução Americana de 1776, a Grande Révolution lança os fundamentos da História contemporânea.”

[Mota, C. G. A Revolução Francesa].

Entre as transformações promovidas pela Revolução na França, iniciada em 1789, é CORRETO afirmar que:

A) os privilégios feudais e o regime de servidão foram abolidos destruindo a base social que sustentava o Antigo Regime absolutista francês.

B) a Revolução aboliu o trabalho servil e fortaleceu o clero católico instituindo uma série de medidas de caráter humanista.

C) os revolucionários derrubaram o rei e proclamaram uma República fundamentada no igualitarismo radical na qual a propriedade privada foi abolida.

D) a Revolução rompeu os laços com a Igreja católica iniciando uma reforma de cunho protestante que se aproximava dos ideais da ética do capitalismo moderno.

E) a Revolução, mesmo em seu momento mais radical, não foi capaz de romper com as formas de propriedade e trabalho vigentes no antigo regime.

8. (PISM.UFJF) Leia o trecho abaixo.


“A natureza revolucionária da Revolução Inglesa pode ser demonstrada em parte pelos seus efeitos e, por outro lado, por suas palavras. Não somente conseguiu a execução de um Rei (...), como também aboliu a monarquia; não se limitou a punir a uns tantos nobres e confiscar suas propriedades, mas também aboliu a Câmara dos Lordes; não somente protestou contra os desagradáveis curas de Hobbes, os clérigos e os bispos, mas também bloqueou a Igreja Oficial e se apoderou das propriedades do episcopado; não somente atacou os funcionários pouco populares, mas também aboliu todo sistema de instituições administrativas e legais do governo de suma importância (...). Aqui houve um choque de ideias e ideologias, e o nascimento de conceitos radicais que afetaram a todos os aspectos do comportamento humano e todas as instituições da sociedade, desde a família até a Igreja e o Estado”.


Fonte: STONE, Lawrence. Causas da Revolução Inglesa - 1529 -1642. Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração – EDUSC, 2000, p.102-103.


Sobre a Revolução Inglesa do século XVII é CORRETO afirmar que:


A) ampliou a autonomia financeira do poder real, permitindo a acumulação de riqueza necessária para a Revolução Industrial.
B) aboliu a propriedade individual, prejudicando os interesses da burguesia mercantil nascente.
C) reafirmou o anglicanismo como religião oficial do Estado inglês, promovendo perseguição aos puritanos.
D) recuperou a vocação rural da Inglaterra, priorizando o trabalho agrícola em detrimento do industrializado.
E) aniquilou o antigo aparelho de Estado, limitando o poder real, submetendo-o ao poder do Parlamento.

9. (PISM.UFJF) O processo histórico denominado Revolução Inglesa ou Revolução Gloriosa teve como palco a Inglaterra no 
período de 1640 a 1688, lançando as bases da Monarquia Parlamentar Inglesa. Sobre a Revolução Inglesa, assinale a alternativa INCORRETA. 

a) Esse foi um momento marcado pelo fortalecimento do Parlamento através da Carta de Direitos que  limitava o poder do soberano. 
b) A religião oficial do Estado continuou sendo o Anglicanismo, contudo, prevaleceu a liberdade de culto.
c) Ambas as revoluções propunham a centralização do poder nas mãos do monarca em detrimento do parlamento. 
d) O Parlamento representava os interesses de uma elite relacionada com o comércio a qual conseguiu inúmeras liberdades. 
e) O sistema parlamentar inglês é um modelo de representatividade que influenciou na organização de constituições em diversos países do Ocidente.

10. (PISM.UFJF) Leia o documento abaixo: 

“Nós, habitantes da paróquia de Longey abaixo-assinados, tendo-nos reunido em virtude das ordens do Rei, na sexta￾feira, dia 6 do presente mês de maio de 1789, resolvemos o que segue: Pedimos que todos os privilégios sejam abolidos. Declaramos que se alguém merece ter privilégios e gozar de isenções, são estes, sem contradição, os 
habitantes do campo, pois são os mais úteis ao Estado, porque por seu trabalho o fazem viver.” 

Caderno de Terceiro Estado da paróquia de Longey-en-Dunois, eleição de Châteaudun, generalidade de Orléans, bailiado de Bloi 
Fonte: MATTOSO, Kátia M. de Q. Textos e documentos para o estudo de História Contemporânea. São Paulo: Edusp, 1976. Disponível em: 
http://www.fafich.ufmg.br/~luarnaut/cad3est.PDF

A partir das queixas do Terceiro Estado, marque a opção CORRETA sobre as causas da Revolução Francesa: 

A) A insatisfação dos franceses em 1789 tinha como pressuposto a estabilidade econômica oriunda da isenção de  impostos, representada por uma organização social no contexto do Antigo Regime. 
B) A peste negra é o elemento central que gerou a Revolução Francesa, contribuindo decisivamente para a revolta  do Terceiro Estado contra as obrigações políticas e financeiras. 
C) Com apoio da nobreza, a burguesia alcançou uma posição de prestígio na sociedade francesa, eliminando qualquer tipo de revolta, deixando o ato revolucionário restrito aos camponeses e escravos. 
D) O aumento populacional gerou um desequilíbrio econômico, sendo que os mais pobres, principalmente os jacobinos, foram afetados pelo fim dos privilégios reais. 
E) Sob a inspiração iluminista, havia o questionamento do poder ilimitado do rei em busca da redução das 
desigualdades sociais, principalmente entre o Terceiro Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.