31.3.14

Mais Pré-História

Segue um resumo do conteúdo trabalhado no 1º bimestre com as turmas do 6º ano da E. E. Luiz Salgado Lima:

  • A Pré-História compreende um vasto período, desde o surgimento dos ancestrais dos Humanos até a invenção da escrita. Observe a linha do tempo abaixo:
  • Ao longo de milhões de anos, os primatas foram se transformando, adquirindo novas características até originar o Homo Sapiens (Homo = homem; Sapiens= inteligente), um antigo ancestral dos Humanos. Essa é a teoria da evolução das espécies, desenvolvida pelo cientista britânico Charles Darwin.
Ancestrais dos seres Humanos.
  • As ossadas mais antigas do Homo Sapiens, datadas de cerca de 150 mil anos atrás, foram encontradas pelos arqueólogos na África. Por isso, os cientistas afirmam que esse continente é o berço da Humanidade. De lá, o Homo Sapiens espalhou-se, gradativamente, para os outros continentes. Observe a rota das migrações no mapa abaixo:

  • Como os grupos humanos da pré-História não dominavam a escrita, os arqueólogos e demais cientistas estudam essa época através dos vestígios encontrados nos locais chamados de sítios arqueológicos. Ossos, restos de fogueira e comida fossilizada, roupas, ferramentas, armas de pedra e pinturas rupestres nas paredes das cavernas são exemplos de fontes de estudo encontradas em escavações.   
Pintura rupestre (E) e arqueólogo (D) investigando um sítio arqueológico no Piauí.
  • A arte pré-histórica, como as esculturas e as pinturas rupestres achadas em sítios arqueológicos, poderiam possuir um caráter mágico ligado ao culto da Natureza e da fertilidade feminina. 
Escultura feminina datada de 25.000 a 20.000 anos, chamada de “Vênus de Willendorf”. 
  • Vejamos agora como viviam os grupos humanos na Pré-história, nos períodos Paleolítico e Neolítico.
Paleolítico (pedra lascada): Compreende os anos entre 4 milhões a. C. e 12 mil a. C. 

Assista no vídeo abaixo a reprodução de uma caçada pré-histórica

  • Aqui predominava o nomadismo e a vida em pequenos grupos. A sobrevivência era obtida por meio da caça, pesca e da coleta de frutos.  
  • Os instrumentos e armas eram confeccionados de pedras, ossos e madeira. 
  • Achados arqueológicos evidenciam que o uso do fogo para se aquecer e cozinhar, cujo domínio pelos humanos ocorreu há 400 mil anos.

Neolítico (pedra polida): Começa no ano de 12 mil a. C. e termina por volta do ano 5 mil a. C.
  • Tem início a agricultura e a domesticação de alguns animais.
  • Os grupos tornam-se sedentários, o que possibilitou o surgimento de aldeias, o aumento populacional e a maior divisão do trabalho.
  • Armas e instrumentos continuam a ser confeccionados com pedras, porém tornam-se mais elaborados. Surgem novas invenções, como o moinho de pedra e o forno.

Idade dos metais: 5 mil a. C. até 4 mil a. C.
  • Os homens começam a utilizar o fogo para derreter os metais. O cobre, e depois o bronze, serão os metais mais utilizados na fabricação de ferramentas e armas mais duráveis e eficientes.
  • Nesse período começam a aparecer as cidades e a vida urbana começa a exigir maior divisão e especialização das tarefas, como as profissões de  ferreiro, agricultor, artesão, ceramista etc.

No ano 4000 a. C. surgiu a escrita, na Mesopotâmia. Esse fato tornou-se uma referência para marcar o fim da Pré-história e o início da Idade Antiga. A partir de então, a vida nas cidades e as relações sociais e de produção se tornam mais complexas. As cidades passam a ter um líder político, o qual a governa apoiado por um corpo administrativo de escribas, com a finalidade de regular a vida dos indivíduos, cobrar impostos e executar as obras públicas. Mas esse é assunto para a próxima matéria e novas postagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.