7.3.14

Segmentação do Turismo



Segmentação é a ordenação das atividades turísticas de acordo com a identificação de certos elementos, serviços e atrativos ofertados. A segmentação  permite a criação de estratégias para melhor atender o público alvo. 
Nesse sentido, há vários segmentos na atividade turística que possuem uma padronização, vejamos alguns:
  • Ecoturismo: é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.
    • Turismo Cultural: compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura.
    • Turismo de Negócios e Eventos: compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social.








    • Turismo de Esportes: compreende as atividades turísticas decorrentes da prática, envolvimento ou observação de modalidades esportivas.

    • Turismo de Saúde e de Bem-estar: constitui-se das atividades turísticas decorrentes da utilização de meios e serviços para fins médicos, terapêuticos e estéticos.








    • Turismo Rural: é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometidas com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade.

    • Turismo de Sol e Praia: constitui-se das atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias, em função da presença conjunta de água, sol e calor.

    • Turismo de Estudos e Intercâmbio: constitui-se da movimentação turística gerada por atividades e programas de aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional.








    • A segmentação é um planejamento que leva em consideração o Mercado do Turismo (demanda e oferta) para mapear o público alvo, suas demandas e expectativas e criar estratégias para atrair mais visitantes e aperfeiçoar os serviços oferecidos. 

    Referências

    Turismo no Brasil: Termo de referência para a atuação do sistema SEBRAE. 2010. Disponível on-line em: http://www.sebrae.com.br/setor/turismo/TR_turismo_final.pdf

    Segmentação do turismo: experiências, tendências e inovações. Brasília, 2010. Disponível on-line em: http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Artigos_Acadxmicos_Versxo_Final_IMPRESSxO_.pdf

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Obrigado pelo comentário.