25.3.14

Resumo: A Primeira Guerra Mundial (1914-18)

  • Belle Époque (Época bela): No final do século XIX, os ricos países europeus desfrutavam de estabilidade econômica e viviam um momento de inovações tecnológicas. A euforia tomou conta das pessoas que acreditavam na evolução da Humanidade.
Paris no final do século XIX. A elegância e a moda foram expressões da Belle Époque.
  • 1871 - 1914: Período chamado de "Paz armada". As potências industriais europeias mergulharam numa corrida armamentista. Aumentando seus contingentes militares e investindo em equipamentos de guerra (navios, submarinos, metralhadoras etc). 
  • Esses países disputavam novos mercados e áreas de influência, sobretudo na África e na Ásia.

  • 1905: formação da Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e Itália) e Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia, depois contou com a participação da Itália e dos E.U.A (submarinos alemães torpedearam navios norte-americanos, os quais declararam guerra à Alemanha). O Japão também participou da guerra, com o objetivo de se apoderar das colônias alemãs no Oriente.
  • O Nacionalismo: valorização das glórias militares da nação, exaltação do poderio bélico e militar.
  • No início do século XX, a Europa viveu um período de tensão militar devido às disputas territoriais entre as nações industriais: Alsácia e Lorena (entre a Alemanha e a França), na Trentina e proximidades de Trieste (Itália e Áustria-Hungria), e na península Balcânica (disputada pela Rússia e pela Áustria-Hungria).
  • 28 de junho de 1914: Ocorreu o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, por um ativista sérvio provocou o início da guerra. 
Desenho representando o assassinato de Francisco Ferdinando em Sarajevo (1914).
  • O império austro-húngaro exigiu que a Sérvia entregue o assassino às autoridades. A exigência não foi cumprida no tempo determinado, por isso foi declarada guerra contra os sérvios. A partir disso, as relações e os acordos firmados entre os países envolveram outras nações no conflito.  De uma lado estavam os países da Aliança, de outros os  da Entente.
Soldados com máscaras anti-gás em uma trincheira.
  • O conflito terminaria quatro anos mais tarde, em 1918, com a vitórias dos países da Entente. A guerra deixou as cidades europeias em escombros e as economias nacionais arrasadas, além de um saldo de, aproximadamente, 9 milhões de mortos (civis e militares). 
  • A destruição causada pela guerra fez com que os países europeus recorressem a empréstimos financeiros com os E.U.A. A Europa ficou enfraquecida e os norte-americanos assumiram a posição hegemônica na política e na economia internacional.
  • O Tratado de Versalhes (1919): Foi um acordo imposto pelas nações vencedoras aos países derrotados. O Tratado foi muito severo com a Alemanha, a qual teve que ceder parte de seu território para a França, abrir mão de todas as suas colônias, limitar suas forças armadas a certo número e pagar pesadas indenizações aos vencedores. O Tratado contribuiu para aumentar o ódio dos alemães e é considerado um dos causadores da Segunda Guerra Mundial.
  • A Liga das Nações (1919): Órgão internacional que tinha por objetivo preservar a paz entre as nações por meio da mediação dos conflitos. Foi o embrião da Organização das Nações Unidas (ONU). 
*A Guerra no Cinema: Em nossa página de Filmes históricos há uma sinopse e análise de aspectos históricos do filme "Cavalo de Guerra" (2011). Vale a pena assistir e conferir como a Guerra é contada sob o ponto de vista cinematográfico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.