7.3.14

Práticas comunicativas, sociabilidade e espaços públicos

Os espaços públicos (praças, parques, ruas e etc) são os locais onde ocorrem intensa interação entre os membros de uma comunidade, seja de uma cidade ou de um bairro.

Neles convivemos com todo o tipo de pessoas (gênero, etnia, crenças dentre outros aspectos e preferências pessoais), por isso foram convencionadas algumas "regras" que são apropriadas pelos indivíduos, com o objetivo de regular a vida social. 

Exemplos de convenções e normas de condutas sociais

São nesses espaços públicos que colocamos em prática a sociabilidade e a prática comunicativa. A primeira pode ser entendida como a necessidade do ser humano de viver/interagir em sociedade. A segunda é a capacidade do humano de produzir cultura, linguagem e se apropriar desses recursos em seu dia a dia.

As práticas comunicativas estão presentes em nosso cotidiano e fazem parte da vida em sociedade. Podemos identificá-las em diversas partes da cidade, como veremos nas imagens a seguir:


  



As mensagens que estão espalhadas pela cidade podem receber vários significados, pois variam de acordo com as experiências e expectativas de cada indivíduo.

Pense, por exemplo, em um morador de rua. Qual dessas mensagens faria mais sentido para ele? Por quê? 


Logo, podemos concluir que há uma relação entre a mensagem e a condição  socioeconômica dos indivíduos. Determinadas mensagens farão mais sentido para um grupo de pessoas, ao mesmo tempo elas podem ter pouca importância para outro grupo. 

Entretanto, o conteúdo de algumas mensagens podem mobilizar o interesse de um grande grupo social, tais como aquelas que apelam para a proteção do meio ambiente ou as que criticam os escândalos de corrupção política. Essas mensagens, inclusive, ultrapassam os limites físicos da cidade, pois seu conteúdo pode ter abrangência regional e até global.


A comunicação nos espaços públicos faz parte da rotina das pessoas. Diariamente somos "bombardeados" por centenas de informações - na TV, na Internet e nas ruas da cidade.
As informações adquirem maior ou menor valor de acordo com nossas expectativas, vivências, experiências individuais e da relação que estabelecemos com outros agentes sociais e com o meio ao qual estamos inseridos.

2 comentários:

  1. Olá Rodolfo, gostei muito do texto e reflexão sobre a s práticas comunicativas. Vou utilizar para trabalhar com meus alunos do REM.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.