1.4.14

Impactos negativos do turismo


O Turismo é uma atividade em ascensão no país. Além de nossas belezas naturais, há muita diversidade histórica e cultural de Norte a Sul do Brasil.

A atividade turística está ganhando ainda mais evidência com a chegada dos megaeventos, tais como a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas no Rio de Janeiro (2016).

Inicialmente, acreditamos que o Turismo só trás benefícios para os locais turísticos e para as pessoas envolvidas com os atrativos. Contudo, é preciso tomar certos cuidados para minimizar os impactos negativos que podem vir junto com o Turismo.

Vamos analisar algumas manchetes de jornais eletrônicos e perceber alguns impactos relacionados ao Turismo:
http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-brasil,copa-deve-puxar-inflacao-de-servicos-de-turismo-principalmente-passagem-aerea,180566,0.htm
  • A Manchete acima demonstra que a realização de grandes eventos acabam provocando inflação e aumento dos preços. No exemplo acima, as empresas aéreas aproveitam a maior demanda dos passageiros durante a Copa para encarecer a passagem do transporte.
http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2013/12/24/hoteis-da-copa-ja-custam-em-media-100-mais-que-no-mesmo-periodo-de-2013.htm
  • A proximidade dos eventos internacionais eleva o custo dos hotéis, dos meios de transporte e da alimentação. Os turistas pagam caro e as populações locais acabam pagando caro também (aumento do custo de vida). 

http://www.otempo.com.br/ainda-tem-apartamento-mas-at%C3%A9-30-mais-caro-1.768622
  • Viajar de férias pode sair caro. Cidades litorâneas, por exemplo, vivem grande especulação imobiliária. O preço dos imóveis sobe bastante e o  valor do aluguel também aumenta, principalmente na alta temporada.
http://oglobo.globo.com/esportes/camiseta-vendida-nos-eua-usa-apelo-sexual-vinculado-copa-no-brasil-11696324
  • Os megaeventos, como a Copa e os Jogos Olímpicos, também podem provocar o crescimento da exploração sexual de criança e de adolescentes. Muitos turistas estrangeiros ainda tem uma ideia preconceituosa sobre o Brasil e associam o país, erroneamente, ao samba e às mulheres de biquíni na praia. Alguns aproveitam esses passeios para procurar sexo e prostituição.

http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/turismo/ecoturismo/turismo-desordenado-pode-aumentar-poluicao-global-5026.asp
  • As atividades turísticas podem provocar o aumento da poluição. O Turismo, se praticado de modo irresponsável, contribui diretamente com a degradação do meio ambiente. A terra, a água e o ar acabam contaminados com o lixo e a fuligem dos carros dos turistas.
http://oglobo.globo.com/economia/emprego/turismo-deve-criar-341-mil-postos-temporarios-neste-verao-11422912
  • O Turismo gera renda e empregos, mas muitas dessas vagas de trabalho são temporárias, isto é,  as pessoas são contratadas por determinado período, geralmente enquanto dura um evento ou uma temporada de férias. Além disso, alguns empregos têm baixa remuneração. 
Enfim, citamos os principais exemplos de impactos negativos que o Turismo pode provocar nas cidades turísticas e na vida das pessoas que vivem nelas.
Apesar dessas dificuldades, os especialistas (economistas e turismólogos) admitem que o Turismo é uma ótima opção para ajudar no desenvolvimento econômico e social do local que disponha de belezas naturais, históricas e culturais. Portanto, cabe aos cidadãos e às pessoas interessadas participarem dos debates públicos e cobrar das autoridades a implementação de medidas que ajudem a reduzir os efeitos colaterais do Turismo. 

3 comentários:

  1. Obrigada pelo blog, esta sendo de muita utilidade na aulas de Turismo.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante. Vou usar o material nas aulas. obrigado.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.