17.4.14

Regimes Fascistas

  • Os regimes fascistas foram governos totalitários que se manifestaram em países da Europa, destacadamente na Itália e na Alemanha, entre a metade dos anos 1920 até 1945.
  • A ascensão desses regimes totalitários, especialmente o Nazismo, está associada ao Tratado de Versalhes (1918), o qual pôs fim à Primeira Guerra Mundial e responsabilizou a Alemanha por todos os prejuízos causados às nações vitoriosas; A Crise econômica de 1929 que arruinou as economias de inúmeros países; e as disputas políticas entre os grupos radicais que emergiram no período, como os socialistas e os nazifascistas.
  • Nesse cenário caótico, onde havia instabilidade política e governamental, crise econômica, inflação, desemprego e muito desespero, as ideologias nazifascistas tornaram-se muito atraentes para as massas populares.
  • As pessoas começavam a apoiar as doutrinas autoritárias, como o Fascismo e o Nazismo. De modo geral, elas pregavam um Estado forte e centralizador, o militarismo, exaltavam um passado de riquezas e de glórias, consideravam a democracia uma forma de governo fraca e atacavam o liberalismo econômico e o comunismo. O Estado nazifascista seria governado por um líder, uma figura exemplar que deveria ser cultuada e obedecida por todos. Os conflitos de classe seriam atenuados através do corporativismo para manter a ordem e  harmonia social. Os governos totalitários passariam a controlar toda a vida do país - a economia, a educação, a cultura e o comportamento de seus cidadãos.
  • A Itália, tomada pelo Fascismo a partir de 1925, passou a ser governada por Benito Mussolini - o Duce (Condutor).

  • O Nazismo, chefiado por Adolf Hitler, o Führer (líder), tomou o poder na Alemanha em 1933.

  • A propaganda foi muito explorada pelos governos totalitários, seja pelo rádio, jornais, cinema ou em grandes comícios, eles divulgavam a doutrina para o público e faziam uma verdadeira "lavagem cerebral" nas pessoas. 
Soldados uniformizados demonstram a ordem, a disciplina e a força do regime em um comício nazista. 
  • A violência foi uma característica marcante dos regimes totalitários, eles proibiram o funcionamento de outros partidos políticos, restringiram os direitos dos cidadãos, como por exemplo, a liberdade de expressão, proibiram o funcionamento dos sindicatos e as greves dos trabalhadores. Enfim, esses governos eram autoritários e não admitiam nenhum tipo de oposição ao regime, tampouco respeitavam as liberdades individuais. No caso do Nazismo, havia também uma questão racial ligada à sua ideologia. O Nazismo defendia que os alemães (a raça ariana) eram o povo superior, escolhidos para governar, ocupar o "espaço vital" (o leste da Europa), enquanto as raças "inferiores", como os eslavos e os judeus, deveriam ser aniquiladas. A ditadura nazista combateu as  diferenças étnicas e culturais, por isso judeus, eslavos (povos da Europa Oriental) homossexuais, ciganos e portadores de deficiências foram perseguidos e muitos foram exterminados pelas tropas do governo.
Judeus, eslavos, ciganos e homossexuais eram presos em campos de concentrações pelos nazistas.
  • Somente após a derrota do eixo nazifascista na Segunda Guerra Mundial em 1945 é que foram divulgadas as barbaridades e os crimes cometidos pelos governos ditatoriais contra os direitos humanos. Até hoje, há em vários países do Mundo grupos extremistas que defendem as ideias de cunho fascista, como os skinheads, neonazistas, dentre outros. Infelizmente, esses grupos fingem desconhecer que a História foi escrita com o sangue de milhões de inocentes.
Grupo neonazista preso em Israel (2007). Link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.