22.4.14

A Revolução Russa

Revolução Russa (1917)

  • No início do século XX, a Rússia era governada por uma monarquia de caráter absolutista, liderada pelo Czar Nicolau II. 
A família real russa, os Romanov.
  • A economia era essencialmente rural, havia grande concentração de terras nas mãos de poucos e o país começava sua industrialização com a ajuda de capitais estrangeiros. Camponeses e operários eram mal remunerados, trabalhavam muitas horas e em péssimas condições.
  • Em 1905, a Rússia se envolveu num conflito militar contra o Japão na tentativa de estabelecer o controle da Manchúria e da Coreia, mas terminou derrotada. A guerra tornou ainda mais difícil a vida das pessoas pobres. Os trabalhadores fizeram greves, manifestações e pediram uma audiência com o Czar (imperador), mas foram baleados pela guarda imperial. A popularidade do Czar começava a cair.
Pintura representando o Domingo sangrento (1905), Rússia. 
  • A desastrosa participação russa na Primeira Guerra Mundial ao lado da Tríplice Entente provocou a morte de milhares de soldados, enquanto o desemprego, a fome e o descontentamento popular contra o governo aumentavam no país.
  • Sovietesagremiações políticas representativas do proletariado industrial, camponeses e os soldados. Os sovietes questionavam as ações do governo e as desigualdades sociais na Rússia.
  • O Partido Marxista Russo dos Trabalhadores Socialdemocratas tinha uma atuação destacada, inspirado nas ideias de Karl Marx, defensor do socialismo científico. Almejava acabar com as desigualdades e a exploração criadas pelo Capitalismo, criando uma sociedade ideal, Comunista.  
  • O Partido era composto por dois grupos. O menchevique, o qual defendia reformas que seriam feitas aos poucos na sociedade e não se posicionava contra a retirada da Rússia da Primeira Guerra. E o bolchevique, esse propunha mudanças radicais na economia e na sociedade russa.
  • Os mencheviques tomaram o poder em 1917 (Revolução de Fevereiro). A Duma, o parlamento russo, instalou um governo provisório sob a liderança de Alexandre Kerenski (1881-1970). Os mencheviques pretendiam acelerar o desenvolvimento do  capitalismo no país, modernizar a indústria e atrair investimentos estrangeiros.
  • O líder dos bolcheviques, Vladimir Lênin, convocou o povo para a luta contra o governo, em abril de 1917. Sob o lema "Todo o poder aos sovietes", Lênin propunha a retirada da Rússia da Guerra, a reforma agrária e a nacionalização dos bancos. No início de novembro (final de outubro no calendário juliano), os bolcheviques tomaram o poder. 
Lênin discursa em Petrogrado.
  • O governo de Lênin retirou a Rússia da Primeira Guerra (assinatura do Tratado de Brest-Litovsk, 1918), enfrentou uma sangrenta guerra civil, promoveu a distribuição de terras para os camponeses (reforma agrária), passou o controle das fábricas para o governo e para os trabalhadores.
  • Os setores que se opunham à revolução socialista bolchevique organizaram a resistência - o Exército Branco. As forças do novo regime, o Exército Vermelho, eram comandadas por Léon Trótski. A guerra civil prolongou-se por quatro anos e, ao fim, os vermelhos foram vitoriosos.
  • Nova Política Econômica (NEP): medidas adotadas por Lênin, em 1921, para recuperar a economia russa, elas permitiram a entrada de capitais estrangeiros no país, para investir nas indústrias e no comércio, além de outras práticas capitalistas. 
  • A Rússia tornou-se um país Socialista, liderada pelo Partido Comunista Russo, englobando depois áreas e países vizinhos, formando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (U.R.S.S). Observe o mapa abaixo.
  • Stálin assumiu o governo em 1924, após a morte de Lênin, e governou de forma ditatorial, até 1953. O governo só permitiu o funcionamento de um partido, o Comunista, os demais foram declarados ilegais e os opositores do governo foram perseguidos, presos e massacrados.
  • A U.R.S.S. tornou-se, a partir da segunda metade do século XX, a maior rival do bloco dos países capitalistas, os quais eram liderados pelos E.U.A.
O Mundo divido entre Capitalismo e Socialismo durante a Guerra Fria.

2 comentários:

  1. Olha que legal esse vídeo, fácil de decorar e ajuda para a prova =) https://www.youtube.com/watch?v=Sua8YLLHU1I

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.