17.3.15

Sítio arqueológico em Cabo Frio (RJ)

Muita gente conhece a Praia do Forte, a mais famosa da cidade de Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro.

Mas poucos turistas parecem conhecer uma riqueza que está ali pertinho da praia, um sítio arqueológico sob os cuidados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).


O referido sítio arqueológico possui Sambaquis, elevações de areias e conchas (na língua tupi sambaqui, significa monte de conchas), que estão parcialmente cercados. Quem caminha pelo calçadão avista a placa (foto acima) e a cerca que protege o lugar.
No entanto, quem observa o local da praia vê que as cercas foram destruídas e o patrimônio histórico que deveria ser protegido e estudado pelos arqueólogos é usado como escorregador pelas crianças.

Apesar disso, fiquei muito feliz e impressionado por ver um sambaqui de tão perto, uma imponente elevação com aproximadamente 20 metros de altura e cerca de 50 metros de diâmetro. Incrível!

Sambaqui em Cabo Frio. Praia do Forte, 2015. Acervo do autor.

Os sambaquis são registros da vida humana na Pré-história do litoral brasileiro. Provavelmente, eles foram construídos pelos povos que habitavam a região há cerca de 6 mil anos. Esses povos eram coletores e pescadores.

Nesses montes de conchas e areia é possível encontrar restos de comida, instrumentos de pedra, como anzóis feitos de ossos, pequenas esculturas e até fósseis humanos.

Tomara que as autoridades de Cabo Frio acordem e incentivem o trabalho dos arqueólogos na região. Além da praia e do forte, por que não ter um museu de pré-história na cidade?

Teríamos mais um atrativo para os turistas e interessados em conhecer um pouco mais sobre a História dessa linda região! 


14 comentários:

  1. Respostas
    1. O sambaqui fica na Praia do Forte, uma das principais de Cabo Frio. O local é aberto à população.

      Excluir
    2. Sou biologo e condutor ambiental credenciado pelo inea, sou nativo, trabalho no manejo deste Sambaqui conhecido como Duna Boa Vista,pela sec. Municipal de meio ambiente.
      Estou a disposição para levar neste e em outros Sambaquis em Cabo Frio.
      Contato :22 999005685

      Excluir
  2. Sou biologo e condutor de ecoturismo credenciado pelo INEA, atuo no manejo deste Sambaqui denominado duna Boa Vista, que se localiza na praia do Forte. Começamos os trabalhos em fevereiro. Para visita a esse e outros Sambaquis ou até outra riquezas naturais de Cabo Frio. Contato 22 999005685 whatsapp ou pelo Facebook cacto aventura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana sua participação, Felipe. Você poderia nos relatar se há alguma política pública ou iniciativa privada de preservação do sambaqui da praia da forte? Pois da última vez que o visitamos, não notamos nada parecido.

      Obrigado e um abraço.

      Excluir
  3. Existe a tentativa de preservação do mesmo, com cercas ,e, manutenção muito bem executada pelo Felipe e sua equipe, porem infelizmente desrespeitada pelos visitantes e poder público!

    ResponderExcluir
  4. Detalhe, eh aberto a visitação pública, porem por ser tratar de uma "duna" não se visualiza o valor histórico "enterrado" no interior dele... quem não lê aquu no acrópole, passara na frente despercebido...

    ResponderExcluir
  5. O sitio encontra-se completamwnte abandonado sem placas de identificação. É um descaso total com a história. Fiquei índignada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena. Se estivesse preservado poderia ser mais um atrativo turístico e cultural dests cidade incrível!

      Excluir
  6. Seria mais atração turística e fonte de renda para a população local. Infelizmente nossos governantes tem pouca, ou nenhuma preocupação com a preservação do nosso passado histórico. Sou professor de História em Minas Gerais e gostaria muito de falar nas minhas aulas como a cidade de Cabo Frio valoriza a pré história brasileira. Infelizmente, não vi fiscalização e pessoas entrando na através de buracos e andado pelo sítio arqueológico. Torço para uma maior conscientização e investimentos no local.

    ResponderExcluir
  7. Nossa história não é valorizada. Que triste ☹️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena. Poderiam cuidar melhor do local e torná-lo um atrativo histórico e cultural.

      Excluir
  8. incrível!!! não sabia da existência de um sítio arqueológico em Cabo Frio.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.