25.3.15

Você sabe o que é netiqueta?

Em qualquer lugar da sociedade, clube, escola, igreja ou praça temos que seguir determinadas convenções sociais de como nos portar bem.

Essas convenções são regras de etiqueta. Por exemplo: Quando estamos na Igreja, em um culto ou uma celebração, desligamos os aparelhos celulares. Se o deixamos ligado e ele toca durante o momento de silêncio, prece e oração não estamos sendo educados e nem observando uma regra de conduta, que podemos chamar de etiqueta.

Pois bem, hoje em dia os brasileiros passam cada vez mais tempo na internet, na frente do monitor de um computador ou usam a internet móvel pelos celulares e tablets.
As pessoas usam as tecnologias para se comunicar, fazer novos amigos, fazer compras, para trabalhar e para estudar em cursos à distância.



Assim sendo, a internet apesar de ser um ambiente virtual, faz parte do cotidiano dos indivíduos e está cada vez mais presente em nossa sociedade.

Como muitas pessoas se encontram na internet, pelos diferentes motivos que listamos acima, foi necessário a elaboração de normas de conduta para serem observadas pelos internautas. Essas normas fazem parte da netiqueta, uma palavra que se originou da fusão  de duas palavras: o termo inglês net (que significa rede) e o termo "etiqueta" (conjunto de normas de conduta sociais). Ela foi criada pelos próprios internautas, que construíram regras básicas de convívio na internet de forma colaborativa, priorizando a educação e o respeito.



A netiqueta surgiu com o intuito de facilitar a comunicação virtual entre as pessoas, para evitar mal entendidos e ofensas.





Vamos conhecer algumas regras básicas da netiqueta e fique antenado para não cometer nenhum ato deselegante na internet!
  • Evite digitar mensagens eletrônicas em Maiúsculo. Isso significa que você está gritando!

  • Correntes: São aquelas mensagens nem sempre agradáveis, que você recebe no e-mail ou nas redes sociais e tem que repassar para seus contatos, caso contrário algo terrível pode lhe acontecer. Quebre a corrente, fique tranquilo e estará agindo educadamente!

  • Emoticons: São as carinhas que demonstram emoção, muito utilizadas em fóruns e chats. Procure não exagerar, e não envie de fileiras de emoticons que podem aborrecer o seu interlocutor.

  • Ofensas: Só porque estamos na internet não significa que podemos xingar e digitar ofensas e palavrões. Evite polêmicas e "guerras" on-line contra outros usuários da rede. Ignore-os.


Navegue e desfrute dos benefícios da Internet com segurança e respeito. Observe as normas da Netiqueta!


 

Um comentário:

Obrigado pelo comentário.