3.12.14

Vamos a Petrópolis?

Amanhã, dia 04 de dezembro, os alunos e alunas do CIEP 280 que obtiveram rendimento igual ou superior a 80% no SAERJINHO do 3º bimestre receberão um presente.
Em destaque nossa rota de viagem para amanhã!

Eles irão viajar para Petrópolis e conhecer um dos pontos turísticos mais procurados da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Iremos começar nosso passeio agora, conhecendo um pouquinho desta linda cidade. Então aperte logo o seu cinto de segurança e vamos lá!


Petrópolis (seu nome vem da junção da palavra em latim Petrus (Pedro) com a em grego Pólis (cidade), ficando "Cidade de Pedro") foi fundada no período Imperial. D. Pedro II assinou um decreto em 1843 permitindo o arrendamento das terras chamadas Córrego Seco, que ele herdou de seu pai.


Nessas terras foram iniciados os trabalhos para construir a cidade imperial, onde sua Majestade, a exemplo do que faziam os outros monarcas europeus, poderia viajar nos dias de verão e fugir do calor da capital do Império - Rio de Janeiro.

A partir da segunda metade do século XIX, Petrópolis recebeu centenas de imigrantes - alemães, franceses, portugueses, dentre outros. Em 1857, já tinha status de cidade e não parou mais de crescer.

A cidade atualmente tem 171 anos e uma população de mais de 295 mil habitantes. A economia da cidade imperial é baseada no Turismo Cultural e Histórico, além de se destacar no comércio, fabricação de chocolates e roupas.

Brasão da cidade.


Agora que já conhecemos um pouquinho da História de Petrópolis, vamos visitar, virtualmente, alguns dos principais atrativos turísticos da cidade. Siga-nos.

  • Palácio de Cristal: Inaugurado em 1884, sob incentivo do Conde D'Eu, o Palácio de Cristal abriga hoje eventos culturais de Petrópolis.

  • Catedral de São Pedro de Alcântara: Construção iniciada em 1884 e concluída apenas no final da década de 1960, tem estilo neogótico francês. As portas principais pesam mais de 2 toneladas. No seu interior encontra-se o Mausoléu onde estão os restos mortais da Família Imperial. 

  • Museu imperial: Era a antiga residência da família real. O Museu Imperial, em Petrópolis, guarda preciosidades como a pena que assinou a Lei Áurea, dentre outros objetos relacionados à Monarquia e às Artes. Transformado em Museu no ano de 1940 pelo presidente Getúlio Vargas e inaugurado em 1943.

  • Casa de Santos Dumont: Na "Encantada", os visitantes podem apreciar objetos pessoais do inventor e a arquitetura única de sua obra. O mineiro Santos Dumont adquiriu fama mundial na primeira década do século XX por ser um dos pioneiros na aviação.


  • Palácio Quitandinha: Construído nos anos 1940, o Palácio Quitandinha foi cassino e hotel de grande luxo, recebendo visitas de personalidades como Orson Welles, Henry Fonda e Greta Garbo. Hoje, é um centro de cultura e lazer.

  • Parque Nacional da Serra dos Órgãos: Com suas paisagens fantásticas, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um dos mais belos atrativos da região de Petrópolis. Ele é uma grande opção de ecoturismo para quem visita a cidade.

  • Rua Teresa: Para quem gosta de fazer comprinhas aqui é o lugar ideal. Essa rua leva o nome da esposa de D. Pedro II. Nela você encontra de tudo, com destaque para roupas.

  • Gastronomia: Depois de todo esse passeio e das compras, bateu aquela fome, né... (rsrs). Não se preocupe, a Cidade Imperial é um polo gastronômico com inúmeros restaurantes e lanchonetes com sabores e valores para todos os bolsos. Peça o menu e aproveite (lista de restaurantes).

  • Hotel: Se quiser voltar para passar um fim de semana, clique aqui e confira uma lista de hotéis e pousadas no centro e arredores da cidade.

Fim da viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.