Os alunos da turma 9º ano, da E. E. Luiz Salgado Lima, estão adorando ler os textos publicados no Blog usando o celular.
Estamos aprimorando essa prática pedagógica, pois o uso das Tecnologias da Informação (TI) é fundamental na forma de ensinar e de aprender. Aliás, o uso do celular no ensino é apoiado pelo UNESCO e defendido por educadores, como o italiano Pier Cesare Rivoltella . Ele argumenta que os "...celulares deixaram de ser apenas ferramentas de recepção. Hoje, são também de produção. Uma criança pode tirar fotos ou fazer vídeos com um celular e publicá-los na internet. Qualquer um pode editar e produzir conteúdo". (Revista Nova Escola).
Portanto, achamos ser um equívoco menosprezar o potencial e o bom uso dos celulares na sala de aula. (Ver mais sobre o uso de celular nas práticas de ensino no post "
Estamos aprimorando essa prática pedagógica, pois o uso das Tecnologias da Informação (TI) é fundamental na forma de ensinar e de aprender. Aliás, o uso do celular no ensino é apoiado pelo UNESCO e defendido por educadores, como o italiano Pier Cesare Rivoltella . Ele argumenta que os "...celulares deixaram de ser apenas ferramentas de recepção. Hoje, são também de produção. Uma criança pode tirar fotos ou fazer vídeos com um celular e publicá-los na internet. Qualquer um pode editar e produzir conteúdo". (Revista Nova Escola).
Portanto, achamos ser um equívoco menosprezar o potencial e o bom uso dos celulares na sala de aula. (Ver mais sobre o uso de celular nas práticas de ensino no post "
O celular na sala de aula").
Pelo aparelho telefônico eles baixam o aplicativo - Acrópole APP - e conseguem ter acesso ao conteúdo que postamos no blog.
O APP facilita o acesso aos textos do Blog e permite uma leitura dinâmica aos alunos. |
Após uma aula expositiva sobre o Governo de JK (1955-1960), solicitamos a eles que produzissem um texto e que buscassem auxílio e apoio nos conteúdos digitais no Blog e no APP (conteúdo postado no blog e no app), além do texto base do livro didático.
A aula foi um sucesso! Todos se empenharam na atividade e olha só o que eles escreveram sobre esse importante período da História republicana brasileira, que foi a Era JK:
Texto do aluno P. Segio
"O presidente Juscelino Kubitscheck incentivou a vinda de empresas multinacionais para o Brasil, além de permitir a entrada de capital estrangeiro no país para fazer novos investimentos. Com isso, a produção industrial brasileira, cresceu cerca de 80 % entre 1956 e 1961. Esse foi um aspecto positivo do governo do presidente JK.
Mas esse crescimento era desigual, aumentava as desigualdades sociais e regionais, houve aumento da dívida externa e a inflação elevou o custo de vida. Assim, nem toda a população brasileira desfrutava dos "anos dourados" da Era JK."
Texto da aluna Vanessa V. D.
"Juscelino Kubitschek assumiu o poder no dia 31 de janeiro de 1956, ficando no poder até 1961. Seu plano era desenvolver o Brasil "50 anos em 5". Com essa finalidade investiu em áreas prioritárias para o desenvolvimento e abriu a economia brasileira ao capital externo.
Um dos grandes feitos de seu governo foi a construção de Brasília, na região centro-oeste, que naquela época era pouco povoada. A obra gigantesca mobilizou muita gente e muitos recursos, que foram conseguidos com os bancos estrangeiros. Isso endividou o Brasil e a economia começava a dar sinais de crise, pois nem todos os brasileiros usufruíam da política desenvolvimentista de JK."
Texto da aluna Ingrid de O. V.
"O lema era crescer "50 anos em 5". JK permitiu a entrada de capitais e investimentos estrangeiros no país, ao contrário de Getúlio Vargas, que pretendia nacionalizar a economia e tinha restrições ao capital estrangeiro.
No governo de JK destaco como aspectos positivos a construção de rodovias, hidrelétricas e a capital Brasília. A produção industrial brasileira cresceu aproximadamente 80%, principalmente os setores de eletrodomésticos e automobilístico.
Porém, só uma parcela da população usufruía desse crescimento. A política econômica adotada por JK acabou provocando mais desigualdades entre as regiões do país e o aumento da inflação prejudicou as classes mais pobres."
Podemos perceber que a turma está com a argumentação em dia. Quanto mais a gente lê, mais aprendemos, nos apropriamos de outras ideias, elaboramos novas concepções, conseguimos sustentar teses e pontos de vistas com segurança, tendo bons textos como referências.
O caminho do aprendizado em História é esse: muita leitura, pesquisa e produção.
Parabéns, turma!
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