6.12.14

Missão: colonização

Os alunos do 7º ano estão estudando a colonização do Brasil, levada a cabo pelos portugueses no início do século XV.

Nesse estudo, optamos pela estratégia didática tradicional: aula expositiva e dialogada + textos e atividades do livro didático.

Depois disso, partimos para o trabalho em grupo com o objetivo de confeccionar um Jogo de Tabuleiro sobre a Colonização. Esse foi o terceiro jogo que fizemos nesse ano e esse método de ensino, além de ter um caráter lúdico, tem dado bons resultados. Além disso, os jogos de tabuleiro, historicamente, fazem parte do lazer das sociedades humanas há pelo menos 7 mil anos, quando as primeiras partidas começaram a ser disputadas na Mesopotâmia e no Egito Antigo.

A turma 8 caprichou mais desta vez. No jogo que construíram, os jogadores tinham que escolher entre duas classes de personagens: Colono (esse quer riquezas e escravizar os índios) ou Missionário (um jesuíta interessado em catequizar as tribos indígenas).

A trilha percorre toda a costa brasileira e por ela havia obstáculos, perguntas, bônus e as tribos que deveriam ser colonizadas ou catequizadas em uma disputa de dados (como num jogo de RPG). 

O mapa do Brasil do tabuleiro foi ilustrado tendo como referência um documento histórico do livro didático - o mapa "Terra Brasilis", desenhado em 1519 pelo cartógrafo Lopo Homem.
A imagem apresenta os índios cortando árvores de pau brasil, pássaros, plantas e animais considerados exóticos pelos europeus. Nas praias nota-se a chegada dos navios portugueses, os quais começavam a tomar conta do litoral.

Confira o trabalho nas fotos abaixo:











  Parabéns, turma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.