No início dos anos 1980 o Brasil viveu o fim do regime militar e um processo de abertura política chamado de redemocratização. No governo do General Geisel (1974-1979) o "milagre econômico" deu sinal de esgotamento e a crise econômica atingiu o governo, parlamentares da oposição conquistaram a maioria no Congresso e a morte do jornalista Vladimir Herzog, preso pelos militares, provocou comoção nacional. Geisel revogou o AI-5 e seu sucessor, o general Figueiredo, deu continuidade à abertura política.
Gradativamente, as garantias individuais foram restabelecidas e, após vinte e um anos, um presidente civil foi eleito indiretamente por um colégio eleitoral.
O processo de abertura política foi gradual, pois os militares desejavam controlar a transição democrática e impedir que grupos radicais chegassem ao poder.
Dentre as principais medidas do processo de redemocratização podemos citar:
. O fim da censura prévia aos espetáculos e publicações;
. A revogação do Ato Institucional 5 (AI-5);
. O retorno do Pluripartidatismo;
. Aprovação da Lei da Anistia.
Como a transição de regime deveria ser lenta e segura, o país conviveu com avanços e retrocessos. A aprovação da Lei de Anistia, por exemplo, permitiu que os exilados retornassem ao país, mas perdoou os crimes cometidos pelos agentes da ditadura e dos militantes da resistência armada.
As lideranças políticas, artistas, intelectuais e milhares de pessoas reivindicaram o voto direto para presidente, o movimento ficou conhecido como Diretas Já.
O deputado federal Dante Oliveira propôs uma emenda à Constituição para garantir eleições diretas em 1985, mas a medida não teve votos suficientes para ser aprovada.
A eleição coube ao Colégio Eleitoral e a disputa foi entre dois candidatos: Paulo Maluf, da posição, e Tancredo Neves, da oposição. Tancredo Neves foi o vitorioso, mas faleceu antes de sua posse em 21 de abril de 1985. José Sarney, vice-presidente, assumiu a presidência pondo fim ao regime militar.
Em 1986 foram realizadas eleições para governadores, deputados e senadores. Os deputados e senadores eleitos formaram a Assembleia Nacional Constituinte, encarregada de elaborar a Constituição.
Em 1988, a Constituição Cidadã foi promulgada com intensa participação dos movimentos sociais a fim de assegurar direitos, consolidar a cidadania e a democracia no Brasil.
Nova República
Período de nossa história que começa em 1985 e se estende até os dias atuais. Os presidentes que governaram a república foram:
. José Sarney (1985-1990);
. Fernando Collor de Mello (1990-1992);
. Itamar Franco (1992-1995);
. Fernando Henrique Cardoso (1995-2003);
. Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011);
. Dilma Roussef (2011-2016);
. Michel Temer (2016-2019);
. Jair Bolsonaro (2019-2022);
. Luiz Inácio Lula da Silva (2023-);
👏🏽👏🏽
ResponderExcluirbelo resumo, péssimos políticos
ResponderExcluir