5.5.23

Iniciação à ciência


A produção do conhecimento demanda muito estudo, esforço e disciplina. Portanto, não é uma tarefa fácil. Fácil é produzir desinformação e fake news, as notícias mentirosas que alimentam a ignorância e o obscurantismo.

O Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB), do qual a E. E. Luiz Salgado Lima faz parte pelo segundo ano consecutivo, é muito importante para reforçar e preparar nossos alunos, tanto os que pretendem ingressar no Ensino Superior, quanto àqueles que almejam espaço no mercado de trabalho.  


O conhecimento científico é essencial para a promoção da vida e da cidadania,  especialmente no momento em que vivemos onde a desinformação rapidamente é difundida pelas redes sociais.

Todo trabalho científico parte de alguma questão-problema, de questionamentos a respeito do mundo e de fenômenos de origem natural ou social. 

Após a formulação das questões-problema, o pesquisador ou o grupo de pesquisadores partem para a investigação,  seguindo procedimentos, métodos e etapas que são reconhecidas pela comunidade científica. As principais etapas da investigação científica são:

. Observação 

. Questionamento

. Hipótese 

. Experimento e coleta de dados

. Análise 

. Conclusão

As pesquisas científicas colaboram para a transformação social e para a melhoria das condições de vida das pessoas. Um medicamento, por exemplo, só existe porque uma pesquisa científica foi realizada, por meio de testes e análises. Outro exemplo relevante que podemos mencionar é o impacto social das pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), elas subsidiam a formulação de políticas públicas para auxiliar os governos a combater as desigualdades em suas diversas formas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.