19.5.18

Resumo: As Cruzadas

 As Cruzadas começaram no século XI. O movimento é marcado pela convocação aos cristãos pelo papa Urbano II:

“A todos aqueles que partirem para as Cruzadas e perecerem no caminho, seja por terra, seja por mar, ou que perderem a vida combatendo os pagãos, será concedida a remissão de seus pecados”.
  •          O objetivo era que a cristandade retomasse a Terra Santa, na Palestina, locais sagrados por onde Cristo havia passado. Durante a expansão islâmica, iniciada no século VII, aquela região havia sido ocupada pelo império dos muçulmanos.
  •          Além do aspecto religioso outros fatores contribuíram para o movimento das Cruzadas, a saber:

1. Crescimento demográfico na Europa Ocidental, que resultou num grande número de marginalizados;
2. Possibilidade de obter riqueza para os filhos mais jovens dos nobres, que não tinham direito à herança;
3. Expansão dos negócios, que beneficiou principalmente os mercadores italianos com a reabertura de rotas pelo mar Mediterrâneo.


  • ·         Entre 1095-1270: foram organizadas sete Cruzadas. Antes dela ocorreu uma com grande mobilização popular e ficou conhecida como Cruzadas dos Mendigos.
  • ·         Em 1212, foi organizada a Cruzada das Crianças, porém, os estudiosos acreditam que elas nem chegaram a viajar, outros defendem que as crianças foram escravizadas e vendidas.
  • ·         A primeira Cruzada (1096-1099) conseguiu conquistar Jerusalém e estabeleceram estados cristãos na região;

Resultado de imagem para Ilustração do século XV mostrando cavaleiros se preparando para uma das Cruzadas.













Ilustração do século XV mostrando cavaleiros se preparando para uma das Cruzadas.
  • ·         Em 1144, os turcos capturaram um desses estados cristãos. Governantes alemães e franceses convocaram novos soldados para a Segunda Cruzada, que acabou sendo derrotada.
  • ·         A terceira Cruzada, conhecida como Cruzada dos Reis (1189-1192) por ser liderada pelos principais monarcas cristãos da época – Ricardo Coração de Leão (Inglaterra), Felipe Augusto (Francos) e Frederico I (Sacro-Império) conseguiu um acordo com o sultão Saladino para que fosse permitido aos cristãos fazerem peregrinações a Jerusalém.
  • ·         As demais expedições tiveram resultados não muito significativos. Os conflitos se estenderam com o passar dos séculos, chegando ao século XV. A Igreja se esforçou para justificar a guerra santa, mobilizando pessoas e armas contra os "infiéis" - muçulmanos.  
As cruzadas provocaram muito derramamento de sangue. Acima, há um relato islâmico sobre a violência gerada pelo conflito.
  • O conflito entre cristãos e muçulmanos ocorreu em outras partes do mundo, na península Balcânica, África e península Ibérica. 
  • ·         Os custos da guerra empobreceram a nobreza europeia e ao mesmo tempo fortaleceram o poder dos governantes e posteriormente a centralização do poder, no processo de formação das monarquias nacionais (tema de próximo post). Houve intensificação cultural e comercial entre os europeus e os povos do Oriente, sobretudo da orla do Mediterrâneo.




Dica do Julius: Teste de olho no ENEM (Questão cobrada na prova de 2006)

Os cruzados avançavam em silêncio, encontrando por todas as partes ossadas humanas, trapos e bandeiras. No meio desse quadro sinistro, não puderam ver, sem estremecer de dor, o acampamento onde Gauthier havia deixado as mulheres e crianças. Lá, os cristãos tinham sido surpreendidos pelos muçulmanos, mesmo no momento em que os sacerdotes celebravam o sacrifício da Missa. As mulheres, as crianças, os velhos, todos os que a fraqueza ou a doença conservava sob as tendas, perseguidos até os altares, tinham sido levados para a escravidão ou imolados por um inimigo cruel. A multidão dos cristãos, massacrada naquele lugar, tinha ficado sem sepultura.
(J. F. Michaud. História das cruzadas. São Paulo: Editora das Américas, 1956 (com adaptações).

Foi, de fato, na sexta-feira 22 do tempo de Chaaban, do ano de 492 da Hégira, que os franj* se apossaram da Cidade Santa, após um sítio de 40 dias. Os exilados ainda tremem cada vez que falam nisso, seu olhar se esfria como se eles ainda tivessem diante dos olhos aqueles guerreiros louros, protegidos de armaduras, que espelham pelas ruas o sabre cortante, desembainhado, degolando homens, mulheres e crianças, pilhando as casas, saqueando as mesquitas.
*franj = cruzados.
(Amin Maalouf. As Cruzadas vistas pelos árabes. 2.ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1989 (com adaptações).

Avalie as seguintes afirmações a respeito dos textos acima, que tratam das Cruzadas.
I- Os textos referem-se ao mesmo assunto — as Cruzadas, ocorridas no período medieval —, mas apresentam visões distintas sobre a realidade dos conflitos religiosos desse período histórico.
II- Ambos os textos narram partes de conflitos ocorridos entre cristãos e muçulmanos durante a Idade Média e revelam como a violência contra mulheres e crianças era prática comum entre adversários.
III- Ambos narram conflitos ocorridos durante as Cruzadas medievais e revelam como as disputas dessa época, apesar de ter havido alguns confrontos militares, foram resolvidas com base na idéia do respeito e da tolerância cultural e religiosa.

É correto apenas o que se afirma em

a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.