Estudar História é muito mais do que decorar nomes, datas e fatos do passado. O estudo da matéria também não se resume à mera reprodução das informações que estão no livro didático. Estudar História requer reflexão, leitura, diálogo e produção de texto. Assim, a História é viva, pois quando estudamos um fato pretérito hoje, temos a chance de problematizá-lo, fazer indagações e até ressignificá-lo a partir da interpretação presente ou pela descoberta de novos documentos.
Atualmente, o ensino da disciplina prioriza a História-problema, que suscita questões e promove reflexão e debate sobre problemas atuais, cuja origem se encontra no passado.
Estudamos com as turmas do 7° ano do CIEP Brizolão 280 a Reforma Protestante e seus desdobramentos no século XVI. Depois, os alunos pesquisaram casos noticiados na mídia sobre intolerância religiosa.
Os alunos encontraram várias ocorrências de pessoas que foram agredidas por conta de sua religiosidade ser diferente da maioria cristã do Brasil.
Este pequeno projeto teve como culminância a elaboração de cartazes com as manchetes de jornais sobre os mencionados casos e a pergunta: "Nós respeitamos as diferenças?".
Todo o material, cuidadosamente preparado pelos estudantes, está exposto no pátio da escola. Nossa ideia é contribuir para a criação de um ambiente saudável, onde predomine a convivência harmônica entre indivíduos independente de suas diferenças fisicas, culturais, crençs e visão política.
Tomara que a proposta ajude as pessoas a refletirem que as diferenças devem ser respeitadas, caso contrário as palavras democracia e justiça ficam esvaziadas e sem nenhum sentido.
Parabéns, meninas e meninos, o trabalho ficou excelente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.