Atividades sobre Indústria cultural e cultura de massa
1.Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber
Ê, ô, ô, vida de gado
Povo marcado
Ê, povo feliz!
ZÉ RAMALHO. A peleja do diabo com o dono do céu. Rio de Janeiro: Sony, 1979 (fragmento).
Qual comportamento coletivo é criticado no trecho da letra da canção lançada em 1979?
A) Militância política.
B) Passividade social.
C) Altruísmo religioso.
D) Autocontrole moral.
E) Inconformismo eleitoral.
2. Hoje, a indústria cultural assumiu a herança civilizatória da democracia de pioneiros e empresários, que tampouco desenvolvera uma fineza de sentido para os desvios espirituais. Todos são livres para dançar e para se divertir do mesmo modo que, desde a neutralização histórica da religião, são livres para entrar em qualquer uma das inúmeras seitas. Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coerção econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa.
ADORNO, T; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro; Zahar, 1985.
A liberdade de escolha na civilização ocidental, de acordo com a análise do texto, é um(a)
A) legado social.
B) patrimônio politico.
C) produto da moralidade.
D) conquista da humanidade.
E) ilusão da contemporaneidade.
3. “[…] Cada filme é apresentação do filme seguinte, que promete reunir outra vez mais a mesma dupla sob o mesmo céu exótico: quem chega atrasado fica sem saber se assiste ao “em breve neste cinema” ou ao filme propriamente dito. O caráter de montagem da indústria cultural, a fabricação sintética e guiada dos seus produtos, industrializada não só no estúdio cinematográfico, mas virtualmente, ainda na compilação das biografias baratas, nas pesquisas romanceadas e nas canções, adapta-se a priori à propaganda. Já que o momento particular tornou-se separável e fungível, descartado mesmo tecnicamente de qualquer nexo significativo, ele se pode prestar a finalidades externas à obra. O efeito, o achado, o exploit isolado e repetível, ligou-se para sempre a exposição de produtos para fins publicitários, e hoje cada primeiro plano de uma atriz é uma “propaganda” de seu nome, cada motivo de sucesso o plug da sua melodia. Técnica e economicamente, propaganda e indústria cultural mostram-se fundidas. […]”.
(Fonte: ADORNO, T. Industria cultural. Trad. Jorge Matos Brito de Almeida. São Paulo: Paz e Terra, 2002. p.40-41)
Theodor Adorno (1903-1969) é um dos nomes célebres da Escola de Frankfurt. Quanto à postura assumida por ele ao analisar o fenômeno da indústria cultural, suas práticas e efeitos como realidade social, assinale a afirmativa correta.
A) Propõe uma crítica parcial da indústria cultural, apontando a educação pautada em valores éticos universais como ponto positivo, porém a negatividade de tal cultura se apresenta na insustentabilidade tecnológica.
B) Oferece defesa da indústria cultura, isso porque seu aspecto popular encoraja a manifestação artística para fora de padrões sociais restritos e elitista do mercado.
C) Apresenta uma crítica à indústria cultural, dado o valor social desta mostrar-se essencialmente comercial, segundo sua análise, na produção e veiculação da arte.
D) Promove a apologia da indústria cultural, sendo seu repercutido caráter ético e educativo para as dinâmicas sociais, os aspectos mais favoráveis desta cultura.
4. Por força da industrialização da cultura, desde o começo do filme já se sabe como ele termina, quem é recompensado e, ao escutar a música, o ouvido treinado é perfeitamente capaz, desde os primeiros compassos, de adivinhar o desenvolvimento do tema e sente-se feliz quando ele tem lugar como previsto.
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
A crítica ao tipo de criação mencionada no texto teve como alvo, no campo da arte, a
A) burocratização do processo de difusão.
B) valorização da representação abstrata.
C) padronização das técnicas de composição.
D) sofisticação dos equipamentos disponíveis.
E) ampliação dos campos de experimentação.
5. Leia o texto a seguir.
"Sabe esses cantores e bandas que parecem todos iguais, reproduzindo um certo padrão de música que ‘deu certo’ comercialmente? Ou então aquelas telenovelas que parecem seguir a mesma fórmula, sendo esteticamente parecidas e tendo sempre a mesma estrutura, os mesmos tipos de personagens e até o mesmo final feliz? Ou ainda revistas que impõem a seus leitores, veladamente, um certo modelo de consumo e comportamento?"
(Texto capturado no site https://www.epsjv.fiocruz.br/).
O texto refere-se à:
A) Difusão da Cultura erudita.
B) Produção cultural crítica.
C) Indústria cultural.
D) Políticas públicas de incentivo à cultura.
6. Observe as imagens a seguir, depois responda as perguntas:
A) Por que os objetos retratados nas imagens fazem parte da indústria cultural?
B) Quais são os objetivos por trás da mercadorização e massificação da cultura?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.