9.3.23

Construções inacreditáveis no Império Asteca

Não é segredo para ninguém que os Astecas, povo que ocupou a região central do México entre o século XIII a XVI, eram hábeis construtores.




Graças à engenhosidade desse povo e à grande disponibilidade de mão de obra, tendo em vista que os astecas submeteram à servidão os povos vizinhos, foi possível construir canais, cidades, pirâmides e etc.

As construções dos astecas eram tão sofisticadas e grandiosas que deixaram os espanhóis ainda mais surpresos com a engenhosidade daquela civilização. Dois trechos de relatos dos conquistadores do Império Asteca no século XVI ajudam a entender o porquê do espanto dos europeus:

Relato de Hernán Cortez, comandante dos espanhóis, e do soldado Bernal Díaz.

Vamos conhecer um pouco mais sobre as obras desse povo?! Observe a seguir.

Chinampas (em nahuátl, chinamitl = muro, cerca de junco e apam = terreno plano).



Ilhas artificiais construídas com madeira, junco e cobertas com a lama do fundo do lago Texcoco. Nas chinampas os astecas encontraram uma alternativa à escasses de terras agricultáveis. Nessas ilhas, eles cultivavam flores e hortaliças. 


Tenochtitlán

Trata-se da capital do Império Asteca. Seu nome no idioma Asteca significa Tetl = pedra, Nochtli = tuna  o fruto do cacto e Tlan = lugar de. 



Localizava-se no território que, atualmente, compreende a Cidade do México. Foi fundada em 1325, numa ilha no lago Texcoco, e caiu em 1521, após ser tomada pelos espanhóis. Estima-se que, em 1519, a cidade contava com mais de 100 mil habitantes. A cidade possuía aquedutos que traziam água das montanhas para abastecer a população. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.