14.11.15

CineHistória: 1492 - a conquista do paraíso

Complementando os estudos da Expansão Marítima europeia, iniciada no século XV, exibimos para os alunos do 1º ano do CIEP 280 o filme 1492: a conquista do paraíso.



O filme foi lançado em 1992, na ocasião o Mundo celebrava 500 anos da chegada dos europeus ao continente americano.


Cristovão Colombo protagonizou a primeira grande viagem marítima, em nome da coroa espanhola, e seu feito possibilitou à Espanha ocupar, posteriormente, parte do continente, explorá-lo e dizimar milhões de índios pela guerra, escravidão e doenças que chegavam junto com os argonautas.

Depois do filme, a aluna Maria Gabriele Ximenes, da turma 1003, redigiu o seu relatório, que será postado a seguir.



Relatório sobre o filme 1492 - a conquista do paraíso


Assistimos hoje, na aula de história, um filme que relata o conteúdo que estudamos no 3° bimestre, 1492: A conquista do paraíso. 

O longa metragem narra a trahetória de Critovão Colombo e as expedições marítimas que ele realizou, em nome da Espanha, ao continente americano. 

O filme começa com uma cena interessante, na qual Colombo explica a um de seus filhos que a Terra era redonda, comparando-a com uma laranja, Naquela época, essa ideia não era aceita pela igreja Católica. 

Nas cenas seguintes, que mostram a primeira viagem de Colombo em busca do caminho para a Índia, é interessante observar o uso de novas tecnologias, como sextante que permitia ao marinheiro se orientar no mar tomando uma estrela como referência. 

Outro aspecto que me interessou bastante foi como os Europeus foram recebidos pelos primeiros habitantes das terras "descobertas" por Colombo. Inicialmente, a relação entre os índios e os europeus foi bastante amistosa e cordial.

Choque de culturas: europeus em contato com os nativos.

O que mais me entristeceu foi a guerra de ambos os povos, o que provocou a morte de muitas pessoas. 
Porém, se não fosse por Cristovão Colombo, talvez não estivéssemos aqui hoje e a História seria bem diferente.





Maria Gabriele Ximenes
Aluna da 1003







Parabéns, Maria Gabriele, seu trabalho ficou excelente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.