6.11.15

Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido... qual a diferença ou é tudo igual?

Hoje, nas aulas de História, o aluno Matheus Telles queria entender a diferença entre Reino Unido e Grã Bretanha.

Explicamos para ele que a Grã-Bretanha é uma ilha, onde ficam três países - Inglaterra, Escócia e País de Gales (United Kingdom).

A união desses países forma o Reino Unido que, posteriormente, recebeu a adição da Irlanda do Norte.

Seguem mais informações sobre o Reino Unido, pois esse é um tema que gera bastante dúvidas entre todos.

O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte é formado por quatro países:  Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Historicamente, essa União foi feita com muita luta. A Inglaterra invadiu e conquistou os vizinhos a partir do século XII. A Irlanda do Norte foi o último país a se unir ao Reino Unido da Grã-Bretanha, em 1801. O sul da Irlanda permaneceu independente.

Somando todo o Reino, a área total é de 243.610 KM2 e a população é de mais de 62 milhões de habitantes, segundo estimativas de 2011. 

A moeda oficial adotada no Reino é libra esterlina e a maioria das pessoas fala a língua inglesa. Alguns falam galês, escocês ou irlandês.



A capital do reino é a cidade de Londres. Lá é a sede do governo, onde ficam a Rainha - Elizabeth II - e o Parlamento, com representantes dos quatro países.

O regime de governo, portanto, é uma monarquia parlamentarista. A Rainha é a chefe de Estado e o Primeiro-ministro, escolhido no Parlamento, é o chefe de governo.


Rainha Elizabeth II.

No País de Gales, na Escócia e na Irlanda do Norte há Assembleias Nacionais, as quais possuem certa autonomia para tratar de seus assuntos específicos.

Bandeira do Reino Unido

A bandeira do Reino Unido é uma fusão das cores e formas das bandeiras da Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte. Apenas os detalhes da bandeira de País de Gales que não fazem parte da flâmula oficial do Reino. Confira no desenho abaixo:


Cada país com a sua Seleção de Futebol

Não existe uma seleção do Reino Unido. Por que? Devido a tradição e a rivalidade histórica que existe entre os times nacionais dos países que fazem parte do Reino.



Nada impediria a criação de uma "Seleção do Reino Unido", porém os países resolveram manter seus times separadamente.

Entendeu, Matheus?!  

Leia mais sobre o Reino Unido clicando aqui.

2 comentários:

Obrigado pelo comentário.