10.2.14

Conceitos importantes para entender a República Velha (1889-1930)


  • Federalismo: Um princípio consagrado pela Constituição de 1891, o qual permitia maior autonomia administrativa dos estados e municípios brasileiros em relação ao governo central. Ele atendia aos interesses dos cafeicultores e dos grandes proprietários de terras, assim eles poderiam administrar seus Estados e os recursos que dispunham com pouca, ou nenhuma, interferência do governo federal.

  • Coronelismo: Os coronéis eram os grandes proprietários de terras que controlavam a vida dos municípios. Eles firmavam alianças com as oligarquias e os governos estaduais, assegurando sua eleição. Para isso, eles controlavam a população local (do município onde viviam) forçando os eleitores a votar nos candidatos escolhidos pelo coronel ("voto de cabresto"). As fraudes e a violência eram comuns nos momentos eleitorais. Quanto mais votos o coronel conseguisse, maior era a verba que seu município poderia receber do governo estadual. Muitos dos eleitores dependiam da proteção do coronel, por isso trocavam seu voto e a fidelidade eleitoral por empregos, proteção contra justiça etc. Essa prática de troca de favores ficou conhecida como "clientelismo".

  •  Política dos governadores: Tratava-se de um pacto existente entre o governo federal e os governos estaduais do Brasil. O primeiro "premiava" os últimos, com ajuda financeira para obras, apoio político às elites locais, oferta de cargos públicos e não interferia nos assuntos internos dos estados, em troca mantinha a fidelidade das oligarquias estaduais ao governo central.


Leia mais sobre a República Velha nos links:



3 comentários:

  1. VALEU RODOLFO, O CONTEÚDO FOI MUITO ÚTIL PARA ESTUDAR PARA SUA PROVA E AJUDOU A FIXAR E ESCLARECER ALGUMAS COISAS QUE NÃO ENTENDI NA SALA. UMA SUGESTÃO: PONHA MAIS VÍDEO-AULAS. ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. muito inteligente hum

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.