28.2.14

Breve histórico e definição do Turismo


*Material de apoio para as aulas do Reinventando o Ensino Médio

Definições e breve histórico
  • A palavra turismo teve sua origem no inglês tourism. A palavra tour no francês deriva do latim tornare e do grego tornos, que significa um giro ou um círculo.



  • Turismo: compreende “as atividades que as pessoas realizam durante viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras.” (Organização Mundial do Turismo. Introdução ao Turismo. Madrid, 2001. apud http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Marcos_Conceituais.pdf).

  • Turista: “... visitante que se desloca voluntariamente por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas, para local diferente de sua residência e do seu trabalho sem este ter por motivação a obtenção de lucro.” (Turismo no Brasil. SEBRAE. 2010 p. 9).

    • Profissional do Turismo: "cuida do planejamento, da organização, da promoção e da divulgação de viagens, eventos e atividades de lazer e negócios. Ele gerencia a organização de viagens, feiras, congressos e exposições. Em agências, operadoras e sites turísticos, comanda os trabalhos de venda de passagens, reserva de hotéis e programação de passeios e excursões. Além disso, gerencia atividades em hotéis, empresas de transporte ou de eventos e em empreendimentos de lazer, como parques temáticos, e acompanha grupos de turistas. Em prefeituras e órgãos públicos, coordena a exploração turística de uma região, promovendo e divulgando as atrações locais." (Fonte: Guia do Estudante).

  • Ao longo da História Humana as viagens e os deslocamentos de grupos humanos têm sido uma constante. As viagens marítimas, de cunho comercial, realizadas pelos gregos e romanos antigos no Mediterrâneo, atingindo o Norte da África e chegando ao litoral da Fenícia, no Oriente Próximo, as Caravanas Medievais que ligavam a Europa ao Oriente e as Grandes Navegações ibéricas no Atlântico no século XV são exemplos de viagens que conectavam lugares e pessoas diferentes no passado. 
  • Atualmente, as pessoas continuam viajando, algumas mudam de cidade, estado ou país outras viajam a negócios, por lazer, para visitar um familiar e etc.
  • Contudo, o turista tem algumas especificidades que o diferenciam de um viajante.Turistas são pessoas que viajam em seu tempo livre, para locais diferentes de sua residência, com a intenção de retorno. 



    • Um viajante desloca-se de seu lugar de origem para outro ponto com determinadas motivações, como por exemplo o trabalho.


    • Entre os séculos XVI e  XIX, era comum  a realização de um Grand Tour na Europa, para os jovens de classe alta. Eles percorriam os países europeus, visitando museus, salões de ópera e artes. As viagens eram conduzidas por um tutor, espécie de guia, e foram facilitadas com a invenção dos navios a vapor e das locomotivas.
    • Com o advento da Sociedade Industrial, viajar no tempo livre tornou-se uma necessidade para os indivíduos deixarem um pouco sua rotina de trabalho e o cansaço do cotidiano. A partir do século XX, a atividade turística foi desenvolvendo maior organização e adquirindo dimensões planetárias. 
    • No Brasil atual, a ascensão socioeconômica da classe C (cerca de 50,5% da população do Brasil) tem favorecido o democratização do turismo. Assim, mais pessoas estão viajando, conhecendo novos lugares, culturas e movimentando o mercado nacional de Turismo, no qual são criadas diversas oportunidades de trabalho e geração de renda. 
    Sistema turístico

    Um sistema é um formado por um conjunto de elementos que são inter-relacionados, no qual um depende do outro.
    Esse princípio aplica-se ao Turismo e auxilia no seu planejamento e no sucesso dessa atividade. Observe o esquema abaixo:


    O sistema acima foi elaborado pelo professor Mário Carlos Beni (1998) e engloba três conjuntos principais:
    1. Relações Ambientais (RA) - impactos do turismo sobre o ambiente e os espaços físicos etc.
    2. Organização Estrutural (OE) - Superestrutura - Normas, leis, regras / infra-estrutura urbana e serviços básicos.
    3. Ações Operacionais (AO) - oferta e demanda de produtos turísticos.
    Como os elementos do sistema são interdependentes é preciso que todos funcionem corretamente para que a atividade turística seja melhor aproveitada, tanto pelos turistas quanto pelos profissionais envolvidos nesse setor.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Obrigado pelo comentário.