22.12.11

Boas festas!

Desejo um feliz natal e próspero ano novo para meus alunos, seus familiares, companheiros de trabalho, familiares e a todos os visitantes e leitores do blog.

Esperamos que Jesus abençoe nosso 2012, com muita luz e graças em nossas vidas!

Grande abraço,

Rodolfo.


Trilha de Mario World vira tema para pesquisa acadêmica



Quem nunca jogou Super Mario World do velho e bom SNES (Super Nintendo - 16 bits)? Pois é, este game é um clássico dos jogos eletrônicos e marcou toda uma geração de jovens e adolescentes, inclusive, a minha.

O game era tão legal que gastávamos horas e mais horas na locadora tentando zerá-lo. Com gráficos bonitos, suaves e bem desenhados e coloridos, Mario fazia o maior sucesso. A trilha sonora era alucinante e tornava o jogo ainda mais atraente para os gamers.

Por ser tão encantadora, a trilha sonora do game tornou-se objeto de pesquisa de alunos do curso de cinema da Universidade Federal de Pernambuco. Assista ao vídeo acima e observe como um simples jogo é carregado de complexidade, arte, cultura, além de muita diversão!

18.11.11

Imagens do acidente ambiental em Campos (RJ)

Desde o dia 08 de novembro, provavelmente, um grande vazamento de petróleo cobriu o mar da bacia de Campos (RJ).

O acidente ocorreu na plataforma da empresa multinacional Chevron. 

Observe na imagem abaixo o mapeamento da mancha de petróleo:





Abordamos este tema, inclusive através de exemplos que ocorreram no passado aqui no Brasil, Golfo do México, etc, na aula de quinta-feira com os alunos da turma 802 do CIEP 280. No slide da postagem anterior há mais detalhes sobre o assunto.
Infelizmente nosso meio ambiente, a natureza e os seres vivos que dela dependem, continuam sendo agredidos pela ação do ser Humano, por sua ganância, exploração indiscriminada de recursos naturais para obter lucro e poder.

Não podemos permitir que tais acidentes continuem ocorrendo por falta de investimentos em tecnologia e segurança por parte das empresas que exploram os recursos naturais, sem se preocuparem com a preservação do meio ambiente que elas degradam e agridem em nome do capitalismo. A legislação ambiental brasileira precisa punir e certificar-se, rigorosamente, que tais empresas explorem adequadamente os recursos naturais e garantam a qualidade ambiental em seu entorno.

Sem dúvida petróleo é muito importante, ele é uma das principais fontes de energia para nossos veículos, gera milhões de emprego e renda pelo mundo, mas sua exploração deve ser feita de maneira responsável e cuidadosa para que acidentes como este, sejam evitados. Parece que ainda não aprendemos com os fatos e os inúmeros exemplos que ocorreram no passado, pois estes mesmos eventos continuam se repetindo.

Até quando continuaremos com essa destruição?

Manifestantes do Greenpeace fizeram protesto ontem (18/11/11) na frente da Chevron, empresa norte-americana.

Cidadão com ética cuida do Meio Ambiente

Mudanças de paradigmas ambientais são primordiais para garantirmos a existência de recursos naturais para as gerações futuras. Não podemos continuar usando e abusando dos recursos naturais - solo, água, minerais, etc - e pensar que eles são inesgotáveis, pois os estudos científicos prevêem a escassez das fontes naturais essenciais à vida humana, em alguns anos.

Portanto, devemos mudar nosso jeito de pensar e agir, abandonar as atitudes individualistas e imediatistas para adotar hábitos que priorizem a vida coletiva, a sustentabilidade, a economia, a responsabilidade na exploração e manejo dos recursos naturais para que as próximas gerações também possam ter acesso e usufruam dos mesmo recursos que nos permitem viver com qualidade, como por exemplo, a água, ar, solo fértil, minerais, fontes de energia e etc.

Abaixo postamos o material didático que tem nos ajudado a promover uma reflexão nas aulas de Ética e cidadania, com o foco no Meio Ambiente local, mas sem perder de vista as questões ambientais globais, que também são de responsabilidade de cada um de nós:

4.11.11

Pesquisa on-line

Alunos do CIEP 280, do 6º ano, em ação pesquisando hábitos alimentares e a vida cotidiana dos romanos antigos na sala de informática:





Segue o roteiro de pesquisa que foi utilizado nessa aula diferenciada, a qual tem despertado bastante o interesse dos alunos:


23.10.11

América colonizada

Após a descoberta da América em 1492 por Cristóvão Colombo, o "novo" continente foi gradativamente ocupado pelos europeus, sedentos por mais riquezas e poder.
Sob a bandeira da conversão dos índios ao catolicismo e o arrebatamento de suas almas do inferno, escondia-se toda a ganância dos conquistadores que escravizavam, matavam e exploravam os nativos da América.

Abaixo segue o material que estamos trabalhando com os alunos das turmas 701 e 702, sob a América Espanhola e Inglesa. 

16.10.11

Barroco mineiro - 7º ano (E.E.L.S.L)

Ao contrário de alguns, os professores trabalham até no domingo. 
:(
Cadê o nosso terço de carga horária para planejamento previsto na Lei 11738/08?

_________________________________________________________
Slides sobre o barroco mineiro e suas características gerais, assunto para a próxima aula nas turmas do 7º ano, da E. E. Luiz Salgado Lima.
Abraço turminha!

Olimpíadas, Copa e dinheiro público

Quando surgiu a possibilidade destes mega eventos acontecerem no Brasil  parte da mídia e o povo alertaram para o que iria acontecer: Empreiteiros e políticos vão se aproveitar do momento para ficarem ainda mais ricos com as verbas das obras gigantescas.

Além disso, todos sabiam que a iniciativa privada - ansiosa para lucrar com os eventos - "pularia fora" na hora de investir, ou pelo menos apoiar, nas obras de infraestrutura necessária para a organização das competições internacionais e deixaria a responsabilidade e os encargos para os governos estaduais e federal.

Nesta semana, o ministro dos esportes Orlando Silva foi acusado de receber propina na garagem do ministério dos esportes. Uma cena que estamos acostumados a ver no Brasil, em aeroportos, gabinetes, cuecas e etc...
O ministro se prepara para ir ao Congresso para dar explicações aos parlamentares e já adiantou que essa denúncia é infundada, e tem apenas caráter político...

Se não bastasse os costumeiros desvios de verbas, o governo federal não sabe o quanto terá que gastar exatamente nas obras da Copa, as contas atuais ultrapassam a cifra de 27 bilhões de reais. Outros cálculos apontam que a Copa não sai por menos de 110 bilhões de reais.

O fato é que até 2016 as notícias sobre desvio de recursos de obras da Copa e  dos Jogos olímpicos irão proliferar nos meios de comunicação, aumentando, consideravelmente, o volume de notícias com esse teor, o qual já estamos acostumados a ler diariamente.

Até o final dos jogos olímpicos de 2016 o desfalque nos cofres públicos poderá ser gigantesco e, infelizmente, quem pagará essa conta será o povo brasileiro, através de novos impostos, aumento da taxa de juros ou qualquer outra medida que consiga espoliar ainda mais o trabalhador, para que as contas dos governos possam ser saneadas.

Enfim, os brasileiros já sabiam que isso iria acontecer. Com tanto dinheiro em caixa e voando de forma ilícita para alguns bolsos é lamentável a presidenta Dilma sugerir, como já fez em entrevistas recentes, a criação de um novo imposto para financiar a saúde pública, que anda em frangalhos.

Para a Copa não falta dinheiro, para os serviços básicos e essenciais para a vida do povo sempre faltam recursos e surge a necessidade de um novo imposto.  Enquanto isso, os maiores credores dos grandes eventos- o povo brasileiro - que trabalha e paga os impostos para o governo, é obrigado a assistir às denúncias contra agentes públicos, práticas de corrupção e mau uso do dinheiro público. Entretanto, o povo que financia a copa e os jogos olímpicos não poderá assistir aos espetáculos esportivos e culturais, pois esse privilégio será apenas para uma minoria abastada do país.

Não perca a hora


Começou hoje o horário de verão, adiante seu relógio em uma hora!
Até o dia 26 de fevereiro de 2012, acordaremos mais cedo, fique atento.

6.10.11

Concurso da SEEDUC - RJ

Saiu o Edital para preenchimento de cargos de professor de educação básica da SEEDUC-RJ, várias disciplinas em várias cidades do estado do Rio de Janeiro.

Para maiores informações e inscrição, acesse o site abaixo:

30.9.11

Para as turmas do 1º ano [Ensino Médio]

Abaixo posto o material de apoio para as próximas aulas de História. São os relatos de viajantes, descobridores e cronistas do século XVI que estiveram na América e vislumbraram o Novo Mundo, sua gente, fauna, flora etc.


Esses documentos nos ajudam a compreender o imaginário da época que antecedeu os grandes descobrimentos marítimos a partir do século XV. Com esse estudo, esperamos captar um pouco da visão de mundo, as aspirações e os medos dos europeus com relação ao que, para eles, era desconhecido.


O estudo do tema é relevante porque somos frutos dessas descobertas, embora já se tenham passados mais de quinhentos anos da chegada dos primeiros europeus, as raízes da globalização começam justamente nesse período marcante da História da Humanidade.

Espero que gostem!


16.9.11

WTC: imagens! (Para turma 701 e 702)

Algumas imagens das torres gêmeas e dos ataques de 11/09/2001:

+ informações em: http://acropolemg.blogspot.com/2011/09/11-de-setembro-de-2001-fato-para.html

Vamos às fotos!








Memorial construído no "marco zero", local onde ficavam as torres gêmeas, inaugurado em 11/09/2011.


DICA DE FILME:
As torres gêmeas (2006)


Quem quiser baixá-lo para assisti-lo clique aqui.


Atenção turmas 701 e 702!!

Estudamos no início do 3º bimestre alguns dos conflitos entre muçulmanos e cristãos, que ocorreram na Idade Média por rotas comerciais, pontos estratégicos, terras, locais santos e poder.

Também discutimos as motivações dos conflitos atuais que culminaram nos ataques terroristas aos E.U.A em 11/09/2001. Decidimos prestar nossa homenagem a todos aqueles - muçulmanos e cristãos - que foram vítimas do terror e da ganância de poucos grupos e, portanto, faremos um trabalho em conjunto nas disciplinas de Artes e História. 

O trabalho será em grupo, e os alunos irão reconstituir, por meio de uma maquete, as torres gêmeas (World Trade Center) e os ataques que elas sofreram há dez anos.
Como nos foi solicitado, estamos postando algumas informações e imagens sobre as Torres Gêmeas para ajudar o trabalho de reconstituição da equipe.

Um grande abraço e bom trabalho para todos!


INFORMAÇÕES SOBRE AS TORRES:
  • Cada uma delas possuía 110 andares;
  • Mais de 415 metros de altura;
  • 200 mil pessoas/dia passavam por elas;
  • 50 mil pessoas trabalhavam nas torres;
  • 97 elevadores destinados a passageiros.
  • 6 elevadores utilzados somente para cargas;
  • 430 empresas funcionavam nos dois prédios;
  • 43,000 mil janelas nos dois edifícios;
  • 10.000 mil operários trabalharam na construção das torres;
  • 500 mil toneladas era o peso de cada torre;
  • O projeto de construção do WTC iniciou na década de 1960;
  • A construção das torres ocupou um espaço de 13 quarteirões; 
  • As torres estavam entre as mais maiores do mundo.



Assistam aos vídeos abaixo:

http://noticias.r7.com/videos/arquivo-record-relembra-momentos-marcantes-do-ataque-de-11-de-setembro/idmedia/4e6d2e9afc9b87fc5adb0375.html



14.9.11

Para os alunos da 802

Prezados estudantes, seguem abaixo quatro vídeos, sendo um por assunto com informações e reflexões sobre os temas que estão sendo pesquisados por vocês para a elaboração de peças teatrais.
Espero que assistam com atenção e depois façam um debate em grupo para aproveitar as ideias dos vídeos e dos textos que já receberam.

Grande abraço.
Tema 1: Ética e respeito pelo próximo

Tema 2:  Bullyng na escola - uma prática condenável

Tema 3: Diferenças culturais - riqueza e harmonia (também sugiro uma leitura atenta de nossos slides  "Diversidade", disponível aqui no blog e apresentado em sala de aula)





Tema 4: A importância de um amigo

PESQUISEM Á VONTADE, OS VÍDEOS SÃO APENAS SUGESTÕES!!

Diversidade: nossa maior riqueza

Todos somos únicos, diferentes e ao mesmo tempo iguais, estamos interligados uns aos outros, pois somos seres sociais.Historicamente, o Brasil e seu povo foram formados por grupos muito distintos entre si, cultural e fisicamente. A despeito dos terríveis problemas e conflitos que permearam esse processo de construção da nação e identidade brasileiras, muita riqueza emergiu daí. Essa riqueza está presente em nossa cultura miscigenada, na diversidade e pluralidade de expressões do povo brasileiro. Valorizar a individualidade e as contribuções culturais que recebemos de nossos antepassados é um exercício de cidadania. Veja só:

13.9.11

Confira este vídeo incrível do MSN: O ninho de Hitler

Confira este vídeo incrível do MSN: O ninho de Hitler

Turismo histórico e nazismo

Segue um vídeo pequeno mas bastante interessante que mostra a opinião de dois historiadores alemães sobre a transformação de residências de Hitler em ponto turístico.
Um deles é favorável que nos locais haja informações objetivas sobre os fatos históricos que envolveram Hitler e o nazismo, outro pensa que a transformação das casas de Hitler em pontos turísticos poderá atrair neonazistas e fomentar o surgimento do nacionalsocialismo.



Confira este vídeo incrível do MSN: O ninho de Hitler

O que você acha? O local onde Hitler viveu deve ser um ponto turístico e cultural ou deve ser abandonado pelas autoridades alemãs e ficar abandonado pelo público?

Acho que omitir informações do público não irá contribuir muito para formar uma nova geração consciente do que foi o horror provocado pelo nazismo na primeira metade do século XX e as sequelas que ele deixou para a gerações seguintes.
Em minha opinião, poderiam transformar as casas onde Hitler viveu em pontos culturais sim, desde que houvesse em cada local aberto a visitas informações e relatos históricos de quem viveu e sofreu com o nazismo. Assim, talvez as pessoas se conscientizem de que a doutrina nazista - baseada explicitamente no ódio, na intolerância e na discriminação racial - não é uma boa opção de ideologia política.


12.9.11

11 de Setembro de 2001: um fato para recordar


No lugar dos imponentes edifícios comercias que ficavam situados no coração de Nova Iorque dois feixes de luz reconstituíram as torres gêmeas no dia 11/09/2011, para relembrar os fatos ocorridos dez anos antes.
Há dez anos, aviões foram sequestrados por um grupo de terroristas de origem islâmica, ligados ao grupo de Osama Bin Laden, eles lançaram as aeronaves contra os prédios, fazendo-os ruir, o que matou milhares de pessoas inocentes.

O ato, fruto das relações políticas, militares e econômicas que envolviam grupos islâmicos e setores do governo dos E.U.A marcou o início de uma cruzada dos americanos contra o "terror" arábe-islâmico de grupos radicais no Oriente Médio.

Guerras foram travadas e mais sangue, muito sangue, foi derramado em nome da democracia norte-americana. O conflito que opôs os cristãos/ocidentais/americanos contra os arábes/muçulmanos/orientais ocorreu devido aos interesses de grupos restritos, políticos, militares, industriais, produtores de petróleo etc.
Mas quem pagou com a vida foram milhões de inocentes que ao longo de 10 anos presenciaram a ocupação sistemática dos E.U.A nas regiões do Afeganistão, Iraque, ameaças ao Irã e o apoio incondicional dos norte-americanos às políticas expansionistas que Israel executa na Palestina.

Os alunos do 7º ano do CIEP sabem que os conflitos entre cristãos e muçulmanos não começaram há apenas dez anos, eles existem há séculos. Em algumas de nossas aulas estudamos um pouco das cruzadas que tiveram início no século XI, e as lutas de reconquista, que começaram por volta do século XII na Península Ibérica, em ambos os fatos históricos cristãos e muçulmanos lutaram por terras, por rotas comerciais, por influência e por poder.
Nos dois fatos mencionados acima milhares de inocente pagaram com suas vidas pela sede de poder e riqueza de algumas lideranças que desejavam cada vez mais conquistar e conquistar. Portanto, o ataque de 11 de setembro de 2001 é mais um episódio da luta histórica entre cristãos e muçulmanos, entre culturas diferentes que não conseguem se respeitar e dialogar, devido à cegueira que a ganância lhes provoca.

Relacionar os acontecimentos do passado com os do presente é um bom exercício para nos ajudar a compreender os conflitos que ocorreram ao longo da História, e que persistem em se repetir. Do mesmo modo, estudando a História podemos descobrir e identificar o que está por trás de tais conflitos, quais são suas motivações e como elas são pouco importantes se comparadas com a vida e busca pela verdadeira paz e harmonia entre os povos.  

Pensamos que há uma unanimidade para a solução de tais conflitos e guerras, algo simples, mas que parece cada vez mais difícil de ser colocado em prática, que é o respeito pelas diferenças e a capacidade de dialogar e compreender o outro.

Se conseguíssemos colocar essas habilidades em prática, provavelmente teríamos menos guerras no mundo e o horror dos conflitos poderia chegar ao fim.  

2.9.11

PARA OS ALUNOS DO 6º E 7º ANO

Prezados estudantes,

Para facilitar a busca do material de estudo para as avaliações da próxima semana, posto abaixo os links para os slides. Basta clicar no link que lhe interessa que você será redirecionado para o post e poderá aproveitar o conteúdo dos slides. Bom estudo para todos!
Esforcem-se. 
Um abraço.

6º ANO (601, 602 E 603): Clique AQUI.


7º ANO (701 E 702) Clique AQUI.

31.8.11

Prepare-se! As provas do 3º BIM estão chegando.

Caros estudantes a partir da próxima semana começaremos a aplicar nossas avaliações, para ajudá-los com a organização da rotina de estudos postamos abaixo algumas dicas simples e importantes que podem contribuir para melhorar seu desempenho nas avaliações.

Dez dicas para melhorar nos estudos
  1. Participe da aula, preste atenção, tome nota e não tenha vergonha de fazer perguntas.
2. Monte um plano de estudo, prevendo o que vai estudar ao longo da semana.
3. Faça as lições de casa no dia e deixe um tempo para revisar o que aprendeu na aula.
4. Estude no horário em que está mais atento e disposto. Não deixe para as horas em que tem sono ou está cansado.
5. Descubra qual técnica de memorização funciona para você: falar em voz alta, fazer resumos, montar esquemas, exercícios, dramatização ou estudar em grupo.
6. Procure outras referências sobre o assunto que está aprendendo para ampliar seus conhecimentos, como livros, revistas e filmes.
7. Aproxime-se de um professor, pesquisador ou profissional que domine o assunto de seu interesse.
8. Tenha o hábito de refazer os exercícios que errou nas provas e entenda por que errou.
9. Prepare na véspera a mochila da escola. Verifique os cadernos e livros de que vai precisar e se todas as lições estão feitas.
10. Reconheça seus pontos fortes e fracos, as áreas em que tem mais habilidade. 

Fonte: http://veja.abril.com.br/especiais/jovens_2003/p_068.html

27.8.11

Mais Fábulas do 6º ano!

O camelo e a sua sede

Em um belo dia o sol brilhava forte no deserto. Um camelo andava por ali, quando de repente ficou com uma tremenda sede.
Ele rodou o deserto todo atrás de um rio e não achou um, quando ía desistir ele viu uma planta chamada Cacto.
O camelo começou a pisoteá-la quando percebeu que de dentro da planta saía água. Ele a bebeu e matou sua sede.

Moral da história: Por mais difícil que uma situação possa parecer, basta ter calma para pensar que você consegue resolver seus problemas.

Matheus (601)

25.8.11

Para os alunos do 7º ano (701 e 702)

Abaixo posto o slide com os conteúdos: Formação das Monarquias Nacionais, Absolutismo e Mercantilismo.


Bom estudo para nós!

18.8.11

Produção de Fábulas - 6º ano CIEP

Nas aulas de História, os alunos do 6º ano estão estudando a História da Grécia Antiga e conheceram um pouquinho da obra de Esopo, um escritor de fábulas muito lido no mundo ocidental.
Após conhecerem as características do gênero e de terem lido uma das fábulas de Esopo, "A raposa e as uvas", os alunos produziram suas próprias fábulas.Os estudantes usaram a criatividade e fizeram um belo trabalho.
A aluna Sabrina recontou a fábula de Esopo, na qual o poderoso leão é socorrido por um frágil rato. Ludimila dá uma lição de moral, mostrando que não devemos julgar alguém por sua aparência. Confiram os textos:
O leão e o rato

Era uma vez um leão faminto, quando de repente ele avistou um rato e começou a pesergui-lo.
Quando capturou o rato o leão disse:
- Eu vou te devorar.
O rato retrucou:
- Não, por favor! Deixe-me viver, pois quando você precisar de ajuda poderá contar comigo!
O leão então decidiu soltá-lo.
No dia seguinte, o leão estava andando pela floresta quando caiu em uma armadilha de caçador. Então ele começou a pedir ajuda e gritou:
- Socorro!
O rato estava por perto e ouviu o grito de socorro e resolveu ajudar quem gritava.
Chegando no local, o rato viu o leão todo amarrado e começou a roer as cordas, libertando o felino.
O rato disse:
- Viu, você me ajudou e agora eu retribui!
O leão respondeu:
- Obrigado! Você é um grande amigo.

MORAL:
Devemos ajudar os outros, pois sempre recebemos uma recompensa.
Aluna Sabrina, turma 602.

A coruja e o burro

Era uma tarde bonita e a coruja estava na floresta quando viu um burro passar por um caminho entre as árvores. Ao avistá-lo, disse para ele:
- Eu sou bem mais inteligente do que você. 
O burro perguntou - Por que?
- Porque seu nome representa a burrice, já o meu a sabedoria. Respondeu a coruja.
O burro ficou sem graça e disse: 
- O meu nome pode representar uma coisa, mas eu sou outra completamente diferente.
A coruja então o desafiou:
- Quanto é 2 x 9?
- 18. Disse o burro e, em seguida, perguntou para a coruja:
- Quanto é 3 x 5?
- Não sei. Respondeu a coruja.
- Só porque me chamo burro, não tenho que ser burro, falou o quadrúpede.
- Realmente nós não podemos julgar antes de conhecer o outro - concluiu a coruja.

MORAL: Não devemos julgar alguém antes de conhecê-lo.
Aluna Ludimila, turma 601

Produção de textos turma 802!

Abaixo reproduzimos algumas das produções dos alunos da turma 802 do CIEP 280, sobre o tema solidariedade.Os textos ficaram bons, em breve postaremos mais trabalhos de vocês!
Confiram alguns:

Solidariedade

Solidariedade é você repartir seu bem com o próximo, é ajudar-lhe em suas necessidades e entender suas dificuldades. Mas não é a maioria dos seres humanos que entendem esse lema, muitos tem tudo e não querem dividir, outros não tem nada e repartem o que conseguem, apesar de sua luta pela sobrevivência.

Solidariedade é ensinar para aqueles que não entenderam o que nós conseguimos aprender. Resumidamente, solidariedade é ter caridade, compaixão, é você participar dos sonhos das pessoas e ajudá-los a realizá-los com uma força que vem de dentro, de um lugar chamado coração!

Texto escrito pela aluna: Lis


Solidariedade

Solidariedade é você ajudar as pessoas sempre que elas precisarem de você e de um ombro amigo. Temos que ser solidários. O amor e paz são os sentimentos que devem nos mover para sermos mais solidários. Ajude os outros, para que você seja ajudado quando precisar superar seus problemas.
Temos que ajudar o próximo para que o ele nos ajude, e esqueçamos quaisquer diferenças, pois todos temos que ser solidários independente da raça ou cor da pele. Afinal, ser diferente não é ser doente, ser diferente é normal.

Por isso temos que ser amigos e felizes sempre, e o amor vai nos ajudar a superar todos os nossos problemas. Solidariedade é o que nos move!

Alunas Brenda e M. das Graças

17.8.11

Encontro surpreendente!


Professores e estudantes de Leopoldina posam com o eterno craque do Atlético Mineiro e da Seleção brasileira - Reinaldo.
Ídolo do futebol na década de 1980.
Foto registrada na parada que fizemos para jantar, quando voltávamos de Belo Horizonte para Leopoldina, no dia 16/08/2011, após o manifesto dos profissionais da educação na capital de MG.

Valeu Rei!

Pelo Atlético Mineiro foram 475 jogos e 255 gols. Maior artilheiro da história do Galo!


Assista a lances geniais de Reinaldo.

6.8.11

O Blog está de volta!

Ficamos muito tempo sem postar no Blog, aliás, tinha perdido o nome de usuário e a senha, o que me deu um certo trabalho para recuperar as informações e reiniciar o trabalho aqui no Blog.

Esperamos retomar as postagens com regularidade e manter o blog atualizado, sobretudo com experiências pedagógicas e novidades sobre a Educação.

Um abraço,
Rodolfo.