13.9.11

Turismo histórico e nazismo

Segue um vídeo pequeno mas bastante interessante que mostra a opinião de dois historiadores alemães sobre a transformação de residências de Hitler em ponto turístico.
Um deles é favorável que nos locais haja informações objetivas sobre os fatos históricos que envolveram Hitler e o nazismo, outro pensa que a transformação das casas de Hitler em pontos turísticos poderá atrair neonazistas e fomentar o surgimento do nacionalsocialismo.



Confira este vídeo incrível do MSN: O ninho de Hitler

O que você acha? O local onde Hitler viveu deve ser um ponto turístico e cultural ou deve ser abandonado pelas autoridades alemãs e ficar abandonado pelo público?

Acho que omitir informações do público não irá contribuir muito para formar uma nova geração consciente do que foi o horror provocado pelo nazismo na primeira metade do século XX e as sequelas que ele deixou para a gerações seguintes.
Em minha opinião, poderiam transformar as casas onde Hitler viveu em pontos culturais sim, desde que houvesse em cada local aberto a visitas informações e relatos históricos de quem viveu e sofreu com o nazismo. Assim, talvez as pessoas se conscientizem de que a doutrina nazista - baseada explicitamente no ódio, na intolerância e na discriminação racial - não é uma boa opção de ideologia política.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.