12.9.11

11 de Setembro de 2001: um fato para recordar


No lugar dos imponentes edifícios comercias que ficavam situados no coração de Nova Iorque dois feixes de luz reconstituíram as torres gêmeas no dia 11/09/2011, para relembrar os fatos ocorridos dez anos antes.
Há dez anos, aviões foram sequestrados por um grupo de terroristas de origem islâmica, ligados ao grupo de Osama Bin Laden, eles lançaram as aeronaves contra os prédios, fazendo-os ruir, o que matou milhares de pessoas inocentes.

O ato, fruto das relações políticas, militares e econômicas que envolviam grupos islâmicos e setores do governo dos E.U.A marcou o início de uma cruzada dos americanos contra o "terror" arábe-islâmico de grupos radicais no Oriente Médio.

Guerras foram travadas e mais sangue, muito sangue, foi derramado em nome da democracia norte-americana. O conflito que opôs os cristãos/ocidentais/americanos contra os arábes/muçulmanos/orientais ocorreu devido aos interesses de grupos restritos, políticos, militares, industriais, produtores de petróleo etc.
Mas quem pagou com a vida foram milhões de inocentes que ao longo de 10 anos presenciaram a ocupação sistemática dos E.U.A nas regiões do Afeganistão, Iraque, ameaças ao Irã e o apoio incondicional dos norte-americanos às políticas expansionistas que Israel executa na Palestina.

Os alunos do 7º ano do CIEP sabem que os conflitos entre cristãos e muçulmanos não começaram há apenas dez anos, eles existem há séculos. Em algumas de nossas aulas estudamos um pouco das cruzadas que tiveram início no século XI, e as lutas de reconquista, que começaram por volta do século XII na Península Ibérica, em ambos os fatos históricos cristãos e muçulmanos lutaram por terras, por rotas comerciais, por influência e por poder.
Nos dois fatos mencionados acima milhares de inocente pagaram com suas vidas pela sede de poder e riqueza de algumas lideranças que desejavam cada vez mais conquistar e conquistar. Portanto, o ataque de 11 de setembro de 2001 é mais um episódio da luta histórica entre cristãos e muçulmanos, entre culturas diferentes que não conseguem se respeitar e dialogar, devido à cegueira que a ganância lhes provoca.

Relacionar os acontecimentos do passado com os do presente é um bom exercício para nos ajudar a compreender os conflitos que ocorreram ao longo da História, e que persistem em se repetir. Do mesmo modo, estudando a História podemos descobrir e identificar o que está por trás de tais conflitos, quais são suas motivações e como elas são pouco importantes se comparadas com a vida e busca pela verdadeira paz e harmonia entre os povos.  

Pensamos que há uma unanimidade para a solução de tais conflitos e guerras, algo simples, mas que parece cada vez mais difícil de ser colocado em prática, que é o respeito pelas diferenças e a capacidade de dialogar e compreender o outro.

Se conseguíssemos colocar essas habilidades em prática, provavelmente teríamos menos guerras no mundo e o horror dos conflitos poderia chegar ao fim.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.