18.8.11

Produção de Fábulas - 6º ano CIEP

Nas aulas de História, os alunos do 6º ano estão estudando a História da Grécia Antiga e conheceram um pouquinho da obra de Esopo, um escritor de fábulas muito lido no mundo ocidental.
Após conhecerem as características do gênero e de terem lido uma das fábulas de Esopo, "A raposa e as uvas", os alunos produziram suas próprias fábulas.Os estudantes usaram a criatividade e fizeram um belo trabalho.
A aluna Sabrina recontou a fábula de Esopo, na qual o poderoso leão é socorrido por um frágil rato. Ludimila dá uma lição de moral, mostrando que não devemos julgar alguém por sua aparência. Confiram os textos:
O leão e o rato

Era uma vez um leão faminto, quando de repente ele avistou um rato e começou a pesergui-lo.
Quando capturou o rato o leão disse:
- Eu vou te devorar.
O rato retrucou:
- Não, por favor! Deixe-me viver, pois quando você precisar de ajuda poderá contar comigo!
O leão então decidiu soltá-lo.
No dia seguinte, o leão estava andando pela floresta quando caiu em uma armadilha de caçador. Então ele começou a pedir ajuda e gritou:
- Socorro!
O rato estava por perto e ouviu o grito de socorro e resolveu ajudar quem gritava.
Chegando no local, o rato viu o leão todo amarrado e começou a roer as cordas, libertando o felino.
O rato disse:
- Viu, você me ajudou e agora eu retribui!
O leão respondeu:
- Obrigado! Você é um grande amigo.

MORAL:
Devemos ajudar os outros, pois sempre recebemos uma recompensa.
Aluna Sabrina, turma 602.

A coruja e o burro

Era uma tarde bonita e a coruja estava na floresta quando viu um burro passar por um caminho entre as árvores. Ao avistá-lo, disse para ele:
- Eu sou bem mais inteligente do que você. 
O burro perguntou - Por que?
- Porque seu nome representa a burrice, já o meu a sabedoria. Respondeu a coruja.
O burro ficou sem graça e disse: 
- O meu nome pode representar uma coisa, mas eu sou outra completamente diferente.
A coruja então o desafiou:
- Quanto é 2 x 9?
- 18. Disse o burro e, em seguida, perguntou para a coruja:
- Quanto é 3 x 5?
- Não sei. Respondeu a coruja.
- Só porque me chamo burro, não tenho que ser burro, falou o quadrúpede.
- Realmente nós não podemos julgar antes de conhecer o outro - concluiu a coruja.

MORAL: Não devemos julgar alguém antes de conhecê-lo.
Aluna Ludimila, turma 601

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.