18.6.22

[HCS] Dados estatísticos e marcadores sociais

Olá! Essa é minha chave Pix: 325cd79f-5e4c-443f-9297-b055894ab986. Use ela para me enviar pagamentos em qualquer horário, sem taxas.

Os dados estatísticos, como as informações colhidas pelo IBGE, são indispensáveis para a compreensão da realidade socioeconômica do país, estado ou cidade.
As estatísticas e levantamentos realizadas pelos diversos órgãos de pesquisa social contribuem para o trabalho de cientistas, como geógrafos, sociólogos e historiadores, além de fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas em diversas áreas, como emprego, saúde, segurança, saneamento etc.

Os marcadores sociais são ferramentas,  servindo como categorias para classificar os grupos segundo suas características. Raça,  idade e gênero são exemplos de marcadores sociais, assim como, classe social e religião.

Vejamos alguns dados estatísticos sobre Leopoldina, segundo levantamento do IBGE.
Renda e ocupação são indicadores importantes  sobretudo, para jovens e para as lideranças locais que precisam buscar alternativas para crescimento econômico e oportunidades de emprego na cidade.


Na cidade, o setor terciário é a área econômica que se destaca, oferecendo mais oportunidades de emprego, seguido pela Indústria e e a agropecuária.

A religião é um exemplo de marcador social que identifica a divisão dos grupos sociais segundo as diferentes crenças. Observe no gráfico abaixo. 
Importante lembrar que a Constituição Federal de 1988 garante a liberdade de culto a todos, bem como a proteção aos templos e às liturgias, na forma da lei.

A paz social requer compreensão e aceitação das diferenças culturais, de crenças e políticas. Intolerância e preconceitos devem ser combatidos com diálogo, educação e difusão do conhecimento.

11.6.22

[HCS] Atividades de mapeamento geográfico

Olá! Essa é minha chave Pix: 325cd79f-5e4c-443f-9297-b055894ab986. Use ela para me enviar pagamentos em qualquer horário, sem taxas.

Trabalho com mapas.


1. Pinte cada região do país com uma cor, depois crie legendas para elas. 

2. Resolva a questão: um homem viajou do Rio de Janeiro para Roraima, depois dirigiu-se para Goiás. Considerando a escala, quantos quilômetros esse homem percorreu?

3. Observe o mapa de Minas Gerais e pinte as mesorregiões do estado.


4. Em qual mesorregião está localizada sua cidade?

5. Qual mesorregião está localizada no extremo Sul e no Norte do estado?

6. Utilize a rosa dos ventos e indique a orientação de sua região, estado e município.

[HCS] Mapeamento geográfico

Olá! Essa é minha chave Pix: 325cd79f-5e4c-443f-9297-b055894ab986. Use ela para me enviar pagamentos em qualquer horário, sem taxas.

Compreender os mapas e as noções de orientação e navegação são habilidades essenciais para o estudo  da Geografia.


Os mapas possuem escala que traz a proporção entre a distância gráfica e o espaço real. Segundo o IBGE, "es­cala numérica indica a relação entre as dimensões do espaço real e do espaço representado, por meio de uma proporção numérica. Por exemplo, numa escala 1:100 000, 1 centímetro medido no mapa re­presenta uma distância de 100 000 centímetros ou 1 quilômetro na superfície terrestre". 


O Brasil situa-se no continente americano, no hemisfério sul, possui uma área superior a 8 milhões de km², sendo o quinto maior país do mundo em extensão territorial.



A rosa dos ventos é a representação gráfica dos pontos de referência utilizados na navegação e na orientação espacial. A aparência semelhante a uma flor, nos ajuda a entender o seu nome. Ela possui oito direções principais,  quatro pontos cardeais (N, O, L, S) e quatro colaterais (SO, SE, NO, NE). Esse instrumento ajudava os navegadores, desde o século XIV, orientando as embarcações tomando como referência a direção dos ventos no mar Mediterrâneo. 

7.6.22

Ação Integralista Brasileira

Olá! Essa é minha chave Pix: 325cd79f-5e4c-443f-9297-b055894ab986. Use ela para me enviar pagamentos em qualquer horário, sem taxas.

A ascensão do fascismo na Europa repercutiu no Brasil. No início dos anos 1930, surgiu, no país, o Integralismo. Inspirado na doutrina fascista, o movimento integralista reuniu milhares de seguidores brasileiros, originando a Ação Integralista Brasileira (AIB), que,   durante sua existência,  foi uma força política expressiva.

A AIB criticava o modelo liberal do Estado, defendido pelas oligarquias, e se opunha ao comunismo, defendendo um Estado forte e centralizador.

Os integralistas defendiam a moral religiosa, o nacionalismo e a hierarquia social.

Os membros da AIB ficaram conhecidos como camisas-verdes, devido à cor do uniforme que usavam. Como símbolo do movimento, adotaram a letra grega sigma, que representa a soma de todas as partes na matemática. 

O integralismo foi muito forte, tanto no campo quanto na cidade, atraiu intelectuais, setores da classe média urbana e militares

Um dos principais líderes do movimento integralista foi o jornalista Plínio Salgado. 

Seu nome foi indicado para suceder Getúlio Vargas na presidência, mas a divulgação do Plano Cohen e o golpe do Estado Novo culminaram na extinção dos partidos políticos, incluindo a AIB.

Os dirigentes e membros da AIB foram perseguidos e presos pelo governo Vargas. Plínio Salgado exilou-se em Portugal e retornou ao Brasil em 1946, após o fim do Estado Novo. 

5.6.22

Fanquismo e Salazarismo

Conteúdo gratuito e de qualidade. Doe qualquer valor. Chave Pix: 325cd79f-5e4c-443f-9297-b055894ab986.

Franquismo

. As derrotas e as perdas de antigas áreas coloniais abalaram a economia da Espanha.
. A monarquia passou a ser contestada e as forças republicanas, vencedoras das eleições de 1931, levaram o rei Afonso XIII a abdicação.
. O governo republicano passou por muitas tensões. As reformas desagradaram setores conservadores da sociedade, como a Igreja e os latifundiários. A classe trabalhadora se mobilizava cobrando a ampliação de direitos.  Grupos separatistas no país Basco e na Catalunha reivindicavam autonomia. 
. Em 1936, eclodiu uma revolta antirrepublicana e nacionalista cuja liderança foi assumida pelo General Francisco Franco (1892-1975).

. Franco recebeu o apoio de setores da Igreja, do Exército, de industriais e latifundiários. O objetivo era combater os republicanos, identificados com os partidos de esquerda. Tal conflito desencadeou a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).
. A URSS apoiou parte da esquerda que lutava contra as forças golpistas. As Brigadas Internacionais, formadas por voluntários de vários países apoiaram os republicanos. Franco conseguiu o apoio da Itália fascista e da Alemanha nazista.
. Em 1937, os nacionalistas,  com o apoio da força aérea alemã,  bombardearam a cidade espanhola de Guernica, espalhando o horror e deixando mais de 1.500 mortos.


. A destruição provocada em Guernica foi tema de uma das telas do pintor Pablo Picasso. A pintura destaca o sofrimento e a destruição provocada pela guerra.
Guernica. (1937). Pablo Picasso. 

. Ao final da guerra civil, os nacionalistas venceram e Franco assumiu o poder, implantando no país um regime semelhante ao fascismo. A ditadura franquista durou até 1975, quando o ditador morreu e a monarquia foi restaurada. 

Salazarismo

. Entre 1933 a 1974, Portugal viveu sob o regime autoritário chefiado, na maior parte do tempo, por Antônio de Oliveira Salazar. 

. Salazar foi nomeado chefe do governo em 1932, depois de ter ocupado o cargo de Ministro das Finanças, no qual promoveu redução dos gastos públicos em saúde e educação. 
. Em 1933 foi aprovada uma nova constituição, que estabeleceu o Estado Novo.
. O Estado Novo enfraqueceu os sindicatos dos trabalhadores e suprimiu os partidos políticos, reconhecendo apenas a União Nacional que apoiava o governo. Outras medidas autoritárias foram a censura aos meios de comunicação e a perseguição aos opositores do regime.


. No início de 1970, Portugal enfrentava dificuldades financeiras, agravando as tensões sociais e acentuando o atraso econômico do país em relação aos vizinhos da Europa Ocidental.
. O Estado Novo terminou no dia 25 de abril de 1974, após o chefe do governo ser deposto pelos oficiais do exército português. O evento ficou conhecido como Revolução dos Cravos.

Assim, iniciou-se a transição para um novo regime e abertura política com eleições livres.