18.6.22

[HCS] Dados estatísticos e marcadores sociais

Olá! Essa é minha chave Pix: 325cd79f-5e4c-443f-9297-b055894ab986. Use ela para me enviar pagamentos em qualquer horário, sem taxas.

Os dados estatísticos, como as informações colhidas pelo IBGE, são indispensáveis para a compreensão da realidade socioeconômica do país, estado ou cidade.
As estatísticas e levantamentos realizadas pelos diversos órgãos de pesquisa social contribuem para o trabalho de cientistas, como geógrafos, sociólogos e historiadores, além de fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas em diversas áreas, como emprego, saúde, segurança, saneamento etc.

Os marcadores sociais são ferramentas,  servindo como categorias para classificar os grupos segundo suas características. Raça,  idade e gênero são exemplos de marcadores sociais, assim como, classe social e religião.

Vejamos alguns dados estatísticos sobre Leopoldina, segundo levantamento do IBGE.
Renda e ocupação são indicadores importantes  sobretudo, para jovens e para as lideranças locais que precisam buscar alternativas para crescimento econômico e oportunidades de emprego na cidade.


Na cidade, o setor terciário é a área econômica que se destaca, oferecendo mais oportunidades de emprego, seguido pela Indústria e e a agropecuária.

A religião é um exemplo de marcador social que identifica a divisão dos grupos sociais segundo as diferentes crenças. Observe no gráfico abaixo. 
Importante lembrar que a Constituição Federal de 1988 garante a liberdade de culto a todos, bem como a proteção aos templos e às liturgias, na forma da lei.

A paz social requer compreensão e aceitação das diferenças culturais, de crenças e políticas. Intolerância e preconceitos devem ser combatidos com diálogo, educação e difusão do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.