Compreender os mapas e as noções de orientação e navegação são habilidades essenciais para o estudo da Geografia.
Os mapas possuem escala que traz a proporção entre a distância gráfica e o espaço real. Segundo o IBGE, "escala numérica indica a relação entre as dimensões do espaço real e do espaço representado, por meio de uma proporção numérica. Por exemplo, numa escala 1:100 000, 1 centímetro medido no mapa representa uma distância de 100 000 centímetros ou 1 quilômetro na superfície terrestre".
O Brasil situa-se no continente americano, no hemisfério sul, possui uma área superior a 8 milhões de km², sendo o quinto maior país do mundo em extensão territorial.
A rosa dos ventos é a representação gráfica dos pontos de referência utilizados na navegação e na orientação espacial. A aparência semelhante a uma flor, nos ajuda a entender o seu nome. Ela possui oito direções principais, quatro pontos cardeais (N, O, L, S) e quatro colaterais (SO, SE, NO, NE). Esse instrumento ajudava os navegadores, desde o século XIV, orientando as embarcações tomando como referência a direção dos ventos no mar Mediterrâneo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.