5.6.22

Fanquismo e Salazarismo

Conteúdo gratuito e de qualidade. Doe qualquer valor. Chave Pix: 325cd79f-5e4c-443f-9297-b055894ab986.

Franquismo

. As derrotas e as perdas de antigas áreas coloniais abalaram a economia da Espanha.
. A monarquia passou a ser contestada e as forças republicanas, vencedoras das eleições de 1931, levaram o rei Afonso XIII a abdicação.
. O governo republicano passou por muitas tensões. As reformas desagradaram setores conservadores da sociedade, como a Igreja e os latifundiários. A classe trabalhadora se mobilizava cobrando a ampliação de direitos.  Grupos separatistas no país Basco e na Catalunha reivindicavam autonomia. 
. Em 1936, eclodiu uma revolta antirrepublicana e nacionalista cuja liderança foi assumida pelo General Francisco Franco (1892-1975).

. Franco recebeu o apoio de setores da Igreja, do Exército, de industriais e latifundiários. O objetivo era combater os republicanos, identificados com os partidos de esquerda. Tal conflito desencadeou a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).
. A URSS apoiou parte da esquerda que lutava contra as forças golpistas. As Brigadas Internacionais, formadas por voluntários de vários países apoiaram os republicanos. Franco conseguiu o apoio da Itália fascista e da Alemanha nazista.
. Em 1937, os nacionalistas,  com o apoio da força aérea alemã,  bombardearam a cidade espanhola de Guernica, espalhando o horror e deixando mais de 1.500 mortos.


. A destruição provocada em Guernica foi tema de uma das telas do pintor Pablo Picasso. A pintura destaca o sofrimento e a destruição provocada pela guerra.
Guernica. (1937). Pablo Picasso. 

. Ao final da guerra civil, os nacionalistas venceram e Franco assumiu o poder, implantando no país um regime semelhante ao fascismo. A ditadura franquista durou até 1975, quando o ditador morreu e a monarquia foi restaurada. 

Salazarismo

. Entre 1933 a 1974, Portugal viveu sob o regime autoritário chefiado, na maior parte do tempo, por Antônio de Oliveira Salazar. 

. Salazar foi nomeado chefe do governo em 1932, depois de ter ocupado o cargo de Ministro das Finanças, no qual promoveu redução dos gastos públicos em saúde e educação. 
. Em 1933 foi aprovada uma nova constituição, que estabeleceu o Estado Novo.
. O Estado Novo enfraqueceu os sindicatos dos trabalhadores e suprimiu os partidos políticos, reconhecendo apenas a União Nacional que apoiava o governo. Outras medidas autoritárias foram a censura aos meios de comunicação e a perseguição aos opositores do regime.


. No início de 1970, Portugal enfrentava dificuldades financeiras, agravando as tensões sociais e acentuando o atraso econômico do país em relação aos vizinhos da Europa Ocidental.
. O Estado Novo terminou no dia 25 de abril de 1974, após o chefe do governo ser deposto pelos oficiais do exército português. O evento ficou conhecido como Revolução dos Cravos.

Assim, iniciou-se a transição para um novo regime e abertura política com eleições livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.