30.9.17

Tolkien e o mundo fantástico da Terra Média

"Numa toca no chão vivia um hobbit. Não uma toca desagradável, suja e úmida, cheia de restos de minhocas e com cheiro de lodo, tampouco uma toca seca, vazia e arenosa, sem nada em que sentar ou o que comer: era a toca de um hobbit, e isso quer dizer conforto". (O hobbit).


A colina dos hobbits, seres pacíficos e adoráveis. Ilustração de Roger Garland. 

Quem não gosta de conforto e de um lar aconchegante, com uma despensa cheia de boa comida? Os hobbits são assim, pequenos seres que valorizam os prazeres da vida, como a música, a diversão e a bebida compartilhada com os amigos. Eles se juntam a outros seres fantásticos, como elfos, anões, humanos, orcs e dragões e compõe a maravilhosa obra de John Ronald Reuel Tolkien, ou J. R. R. Tolkien, como ficou conhecido internacionalmente o criador da Terra Média.




Todos esses elementos estão presentes tanto no livro O hobbit (1937), quanto em O senhor dos anéis (1954), além de outros títulos do autor.

Tolkien nasceu na África do Sul, em 1892, bem cedo se mudou para a Inglaterra, terra natal de seus pais. Nesse país, participou da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), com o fim do conflito, sua admiração pela linguística o levou à faculdade e depois à docência da língua anglo-saxã.  Seu empenho no estudo das línguas será uma habilidade fundamental para sua produção literária, na qual o autor criou idiomas específicos para suas criaturas, como, por exemplo, a famosa língua dos elfos. O escritor faleceu em 1973, aos 81 anos de idade, vítima de úlcera.


Devido ao sucesso e a importância que sua obra adquiriu, principalmente a partir da década de 1960, Tolkien é considerado o "pai da literatura  fantástica moderna". Seu trabalho foi traduzido em mais de 30 idiomas e vendeu centenas de milhões de cópias. A belicosidade de seu tempo é reproduzida em seus textos, bem como referências filosóficas, políticas, sociais e culturais da sociedade de sua época. Por isso, ele influenciou gerações de escritores, como J. K. Rowling, criadora da série Harry Potter, e produtores de cinema que levaram seus livros para as telonas, como as trilogias dos filmes O senhor dos anéis  e O hobbit, ambas premiadíssimas no Oscar.


Além do cinema, a vasta produção de Tolkien inspirou jogos eletrônicos, artigos variados, como roupas, material escolar, quadrinhos, brinquedos etc.

Pelo exposto, a leitura dos textos de Tolkien, bem como assistir aos filmes baseados em seus livros é uma atividade extremamente divertida e prazerosa.  Portanto, não deixe de conferir essa atividade cultural imperdível, corra para a biblioteca ou para locadora imediatamente!



Sabedoria tolkieniana:

"Eu descobri que são as pequenas coisas, os simples atos de bondade e Amor que tornam possível manter longe a escuridão” (Personagem Gandalf, o cinzento).



"Se mais pessoas valorizassem o lar mais que o ouro, este mundo seria um lugar mais alegre." (Personagem Thorin, escudo de carvalho)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.