7.9.17

Alunos do Ensino Médio realizaram pesquisa sobre a Independência do Brasil

Ontem, dia 06/09/17, às vésperas de um importante feriado nacional, pedimos aos alunos do 2º ano 10, que realizassem uma pesquisa na escola, entrevistando os colegas da outras turmas. A pergunta a ser respondida foi simples: "O que é comemorado no dia 7 de setembro?"  

Depois de percorrerem a escola, os alunos obtiveram os seguintes resultados:

Total de entrevistados: 43 estudantes.
  • Não souberam responder a questão: 11 (25,58%);
  • Responderam corretamente: 30 (69,76%);
  • Responderam errado: 02 (4,65%).
Dentre as respostas erradas foram mencionados que no 7 de setembro é comemorado o aniversário da cidade, por isso há desfile e fanfarra nas ruas.

Em rápida análise sobre os dados, observamos que a maioria respondeu corretamente, talvez devido ao esforço, que historicamente foi empreendido pelo Estado brasileiro, para perpetuar no imaginário coletivo a data cívica como um momento fundador da nação. Esse esforço pode ser exemplificado pelas pinturas históricas, as quais construíram a imagem de um D. Pedro virtuoso, líder militar e aclamado pelo povo. (Atenção, as imagens foram construções sobre o fato, elas não representam necessariamente a realidade acerca dos acontecimentos! Isso torna a História extremamente complexa e problemática!)



Somando os que não souberam responder aos que responderam errado, temos 30%, um percentual significativo de jovens que desconhecem um fato importante da história de seu próprio país. Contribui para isso, em síntese, o desinteresse pelas aulas de História, a carga horária reduzida da disciplina e o fato de que a Independência do Brasil em si foi um evento elitista, sem o envolvimento de populares, que visava preservar a ordem latifundiária e escravocrata do Brasil no século XIX.

A atividade, em suma, foi muito bacana. Os alunos "foram a campo" e exercitaram noções de história oral e memória por meio da coleta dos dados e puderam refletir sobre a importância da História na construção de símbolos e eventos que compõe a identidade nacional.

P A R A B É N S !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.