21.5.15

Cultura, Mídia e Cidadania

Na disciplina de Cultura e uso das mídias, ministradas para as turmas do 2º ano do Ensino Médio (PROEMI) do CIEP 280, já estudamos que a mídia influencia a cultura das pessoas.

Através dos inúmeros meios de comunicação - rádio, televisão, internet - a informação veiculada pode moldar ou incentivar formas de pensar e de agir.

Por isso, a mídia é extremamente relevante, principalmente em nosso país, que tem inúmeros problemas sociais e ainda luta para garantir direitos básicos a sua população, como a igualdade étnica, social, jurídica e econômica.

Assim, perguntamos: de que forma a mídia contribui para amenizar as mazelas sociais do Brasil e a difundir cultura e educação para todos?

Infelizmente, nem sempre a mídia contribui com a divulgação de informações que ajudem a sociedade a refletir sobre práticas que violam os direitos individuais e, portanto, contrariam a cidadania.

Pense, por exemplo, nos comerciais de cerveja que são transmitidos na TV. Quase todos mostram as mulheres como objetos, que estão ali para serem assediadas por homens enquanto eles  se divertem bebendo.

O que a propaganda sugere? Se fosse um homem no lugar da mulher, a propaganda teria o mesmo apelo? A palavra "boa" se refere a quem, à cerveja ou à mulher?

Até que ponto propagandas como essas são benéficas para se criar uma cultura de igualdade e respeito entre homens e mulheres?

Passemos a análise de outro caso: os negros nas mídias. Como os negros são mostrados para o público nos filmes e nas novelas? 
Até hoje é muito comum os artistas negros interpretarem personagens como domésticos, escravos, trabalhadores braçais, bandidos ou marginalizados sem nenhum protagonismo na trama, cujos papéis ficam com os artistas brancos.


Atriz Cris Vianna interpretou a doméstica Sabrina, na novela Duas Caras (2007).

Não se trata de censurar a mídia, mas de repensar a função social dos meios de comunicação enquanto veículo cultural, tendo em vista que televisão aberta atinge 94% da população brasileira, segundo pesquisa da Fundação Perseu Abramo. 

Portanto, é preciso ter cuidado com as imagens e ideias transmitidas pela mídia, pois algumas delas são carregadas de preconceito e influenciam o imaginário coletivo a ter uma visão equivocada sobre assuntos importantes, como o direito das mulheres, o respeito pelas diferenças étnicas e culturais dentre outros temas que dizem respeito à coletividade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.