5.5.15

Representação da intolerância

Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental assistiram ao filme Caça às Bruxas (2011), com o astro Nicolas Cage.



O longa se passa na Idade Média, no período das Cruzadas, por volta do século XI ou XII.

Assista ao trailer.

Destacamos, antes do filme, que era importante que os alunos prestassem atenção aos elementos históricos, isto é, verídicos representados no filme, como: as Cruzadas, a intolerância da Igreja Católica, a Peste Negra dentre outros aspectos.

Após o filme, debatemos os aspectos históricos apresentados e solicitamos que os alunos escolhessem um dos temas estudados para ilustrar.

A aluna Leandra, da sala 9, caprichou na arte e mostrou a realidade. A Idade Média viveu momentos de turbulência religiosa, além das lutas e perseguições travadas entre cristãos, muçulmanos e judeus havia na própria Europa intolerância da Igreja com indivíduos julgados diferentes. Eles eram rotulados, de adoradores do demônio, as mulheres eram chamadas de bruxa e muitos foram condenados pela Inquisição à morte. 

Leandra retratou o momento do filme em que três mulheres são condenadas à forca por um padre e alguns soldados, após terem sido acusadas de bruxaria. Confira abaixo.


A violência gerada pela intolerância religiosa. Desenho da aluna Leandra.

Importante ressaltar que durante a Idade Média a Igreja realizava inúmeras obras sociais e de caridade. Estudamos que nos feudos eclesiásticos, além dos mosteiros destinados aos estudos bíblicos, havia espaços para os viajantes, hospitais para cuidar dos enfermos e lugares para acolher órfãos e idosos. Mas nada justifica a violência praticada, principalmente sob pretexto religioso.

Isso tudo é lamentável, pior ainda é que depois de tantos anos a humanidade teima em não aprender com os erros do passado. Infelizmente, a intolerância religiosa está muito viva em diversas partes do Mundo, até os dias atuais, provocando sofrimento e dor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.