9.5.15

Quem foi Mona Lisa?

A resposta para a pergunta do post levanta uma polêmica que, por muito tempo, pareceu não ter fim no mundo da História da Arte.

Ontem, durante minha aula sobre o Renascimento Cultural, na turma 1002, as alunas Bárbara e Luiza sustentaram que Mona Lisa, pintada entre 1503 e 1506. era um autorretrato de Leonardo da Vinci (1452-1519).
Eu disse a elas que Mona Lisa era a esposa de um rico mercador italiano que encomendara a pintura de sua esposa ao gênio da Vinci.

Óleo sobre madeira. 77 x 53 cm. 1503-1506. Museu do Louvre. Paris (França).

Minha resposta tem por base uma afirmação de Giorgio Vasari (1511-1574), outro artista italiano, que disse: "Leonardo começou a retratar Monna Lisa, esposa de Francesco del Giocondo; demorou quatro anos, mas deixou o retrato inacabado." (Coleção Folha Grandes Mestres da Pintura. Barueri: São Paulo. Editorial Sol 90, 2007. p. 80).

Como as duas alunas são bastante curiosas e inteligentes começaram a me questionar sobre as versões históricas e que eu poderia estar enganado sobre a identidade de Mona Lisa. Para esclarecer um pouco mais sobre o assunto, decidi fazer este post e abordar o tema, confrontando versões e estudos que apresentam respostas diferentes para a nossa pergunta principal.


Autorretrato de Leonardo da Vinci. Cerca de 1512 a 1515.

Na primeira década do século XX, a identidade Mona Lisa passou a ser questionada e foi levantada a hipótese de que ela seria um autorretrato de Leonardo. 

Em 1987, a artista gráfica Lilian Schwartz sobrepôs vários desenhos de Leonardo da Vinci sobre a tela da Mona Lisa e, por meio de exames de raios-X, identificou semelhanças nos traços. Essas semelhanças fortaleceram a tese de que Mona Lisa seria um autorretrato do pintor.

Contudo, Leonardo da Vinci usava em suas pinturas proporções matemáticas constantes, por isso os desenhos eram semelhantes, mas não iguais. Prova disso é  existência de várias aspectos comuns entre Mona Lisa (1506) e um outro desenho feito por Leonardo em 1500, de Isabella d'Este, filha do governador da cidade italiana de Mantua. (Observar a pintura abaixo).

Giz preto sobre papel. 63 x 46 cm. 1500. Museu do Louvre. Paris (França).

Alguns estudiosos de da Vinci "...consideram que a proposta da personagem [Isabella d'Este] é um prenúncio de A Gioconda, ainda que neste quadro a retratada pareça quase de frente e no desenho, quase de lado. Também foi aventada a ideia de que esses traços seriam um estudo para a A Gioconda, o que induziu alguns a sustentar que Isabella d'Este seria Mona Lisa, com quem guarda algumas semelhanças". (op cit. p. 78).

Assim, a teoria do autorretrato foi perdendo força, principalmente com o avanço das pesquisas sobre a enigmática pintura que prosseguiram no século XXI.

Segundo o professor Giuseppe Pallatini, "Mona Lisa era casada com Francesco del Giocondo, um rico comerciante florentino, e por isso também ficou conhecida como “Gioconda”. (Reportagem disponível no sítio eletrônico da BBC Brasil). As pesquisas de Pallatini, portanto, estão de acordo com a afirmação de Vasari, para o qual Mona Lisa seria Lisa di Antonio Maria Gherardini, esposa do mercador florentino Giocondo.

Para por fim à polêmica, pesquisadores de uma Universidade alemã descobriram em 2005 um documento histórico datado de 1503, com um registro de um funcionário da Chancelaria florentina. O documento traz uma nota afirmando que da Vinci trabalhava naquele momento na pintura de Lisa del Giocondo. (Leia mais sobre a descoberta dos pesquisadores alemães clicando aqui). 

Portanto, uma nova prova documental sustenta a afirmação de Vasari e confirma a verdadeira identidade de Mona Lisa, atestando que a musa de da Vinci foi, de fato, a esposa de Francesco del Giocondo.

O célebre quadro está exposto no Museu do Louvre, em Paris, França. O museu recebe anualmente cerca de 5,5 milhões de visitantes e todos querem ver a obra mais famosa: a Mona Lisa.


Turistas disputam espaço para ver o quadro de Leonardo da Vinci. (Museu do Louvre, França).

Apesar do quadro ter dimensões pequenas (77 x 53 centímetros) ele possui 509 anos. Alimentou polêmicas durante séculos e desperta admiração do público há cinco séculos!

Mona Lisa ou La Gioconda é uma obra-prima de Leonardo da Vinci e um retrato do que foi Renascimento Cultural no campo das artes e das ciências.
Na pintura temos a combinação de novas técnicas artísticas, como o sfumato,  a perspectiva (que causa sensação visual de profundidade) e o uso das formas geométricas harmônicas sustentando as linhas e as cores de um obra de arte produzida por um homem genial.

Fim da polêmica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.