23.1.15

De volta ao Ensino Médio tradicional

Ao que tudo indica, o polêmico Programa "Reinventando o Ensino Médio", implementando pelo governo de Anastasia, chegou ao fim.

Com mais uma Resolução publicada, após quase um mês de exercício, a nova Secretária estabeleceu os parâmetros para os conteúdos e carga horária do Ensino Médio (Ver tabela abaixo).

RESOLUÇÃO SEE Nº 2.742, DE 22 DE JANEIRO DE 2015.

Note que nem na tabela e nem no texto da Resolução constam as disciplinas do Reinventando o Ensino Médio, aquelas denominadas "áreas de empregabilidade". Aqui na Escola Estadual Luiz Salgado Lima, vivemos essa experiência com as turmas do 1º ano do Ensino Médio. Tínhamos turmas de Turismo e de Comunicação Aplicada.

Eu fui escolhido pela direção da escola para ministrar as aulas de Turismo, uma matéria que tem muitas afinidades e algumas relações com minha disciplina de formação, que é a História.

Passamos o maior aperto para procurar material, elaborar atividades, provas, montar apresentações de slides, baixar vídeos na internet sobre o tema etc. Apesar do trabalho duro, demos conta do recado, graças a Deus. Fizemos o melhor possível e as provas deste trabalho estão espalhadas aqui pelo Blog, com vasto conteúdo publicado sobre o Turismo, enfocando os aspectos locais, regionais, nacionais e internacionais.



Enfim, mesmo sem receber nenhum tipo de curso prévio ou capacitação, materiais e recursos adequados para se trabalhar um programa novo, tentamos, com nossos próprios meios, levá-lo adiante.

O que estamos querendo dizer é o que o tal Reinventando o Ensino Médio já nasceu fadado ao fracasso. As matérias pouco agregavam ao currículo dos estudantes, que estão mais preocupados com o ENEM; O Programa foi implantando "goela abaixo" pelo governo, sem nenhum diálogo com a comunidade escolar e com os professores, algo típico do governo anterior; Por fim, a criação de um sexto horário para o 1º ano do Ensino Médio foi problemático devido à falta de transporte e estrutura das escolas para ficar com os alunos por mais tempo.


Alunos da Rede Estadual dão depoimento sobre os problemas vividos no Reinventando o Ensino Médio.

Aperfeiçoar o Ensino Médio é necessário. É fato que este segmento precisa se tornar mais atrativo para manter os alunos na escola, reduzindo os elevados índices de evasão da modalidade, cerca de 10%. 
Para isso é preciso estruturar as escolas, oferecer aulas de informática - com computadores e internet funcionando; esporte com material esportivo adequado; lanche e uma refeição completa; garantir formação continuada de qualidade para os docentes e remunerar adequadamente os professores, pagando, no mínimo, o piso salarial para todos os educadores que estiverem em sala de aula. Em suma, necessitamos de mais investimentos e melhor uso do dinheiro público na Educação.

Nesse imbróglio, vejo outro grave problema, que é a incapacidade política de elaborar e manter programas educacionais eficazes funcionando a longo prazo. O entra e sai da política, naturalmente, impede a continuidade de medidas iniciadas por governos rivais, quem sofre com isso é a população. Portanto, acho que nós - SOCIEDADE - devemos assumir a Educação como prioridade em nossas vidas.
Embora a presidenta do país tenha declarado "Brasil, pátria educadora", sabemos que a frase não passará de efeito para as massas. Estamos muito longe de ter a Educação Básica com a qualidade almejada e não podemos continuar refém dos interesses políticos e partidários, os quais têm trazido tantos prejuízos para o país e para o povo brasileiro.

E vamos lembrar que filho de político não estuda em escola pública, por isso conclamamos a sociedade a assumir o controle da Educação Brasileira, tirando nosso futuro das mãos de gente mesquinha que só se preocupa em tirar proveito da coisa pública para benefício próprio.

Não tem mágica, tem que haver é uma política social séria, construída democraticamente, para que o Ensino Médio seja fortalecido e que os jovens formandos recebam uma formação intelectual, acadêmica e moral mais sólida e que assim possam contribuir para melhorar nossa sociedade, seguindo com suas vidas, seja para o nível técnico, superior ou para o mercado de trabalho.

Leia mais sobre o encerramento do Reinventando o Ensino Médio clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.